Avaliação Motora – Crianças dos 3 aos 6 anos

avaliação motora

Que avaliação motora podemos fazer às nossas crianças quando estas têm entre 3 e 6 anos?

Como Técnico Superior de Desporto de uma autarquia, das várias tarefas que tenho existem 2 que são muito especiais para mim. 

Aulas de Expressão Física e Motora no Pré Escolar e aulas de Atividade Física à população sénior.

Aulas de expressão física e motora no pré-escolar

Hoje vamos falar das aulas de expressão física e motora no pré-escolar. Já são muitos os anos de experiência que tenho vindo a adquirir, iniciei em 2003, tendo interrompido apenas 3 anos, são no total 16 anos a ver as crianças a crescer e a desenvolverem as suas capacidades motoras.

Partindo da necessidade que sentia de registar esta evolução nas crianças, elaborei uma bateria de testes de avaliação motora para crianças entre os 3 e os 6 anos de idade.

Com base nas orientações programáticas para estas idades e adequando sempre às especificações colectivas e individuais.

Esta é uma bateria muito simples de aplicar, pode fazê-la em vários locais, desde que tenha espaço suficiente para a criança correr e mover-se em segurança.

Num primeiro momento a avaliação motora da criança entre os 3 e 6 anos irá centrar-se no equilíbrio.

Equilíbrio

Num banco sueco (perto de 20cm de largura) a criança sobe para cima do banco e caminha por este, deve fazê-lo de uma forma contínua e segura sem grandes oscilações. 

Deveremos estar sempre ao lado da criança de forma a transmitir segurança.

Caso não disponha de um banco sueco, pode também marcar uma linha no chão, um lancil do passeio serve perfeitamente, e definir uma distância para a criança percorrer. 

Os aspectos a analisar são os mesmos (caminhar de forma contínua, segura e grandes oscilações).

Deslocação em Multisaltos com um apoio (pé coxinho)

Esta é uma tarefa que as crianças de 3 anos não conseguem fazer, salvo raras excepções, a essas vamos pedir para executarem saltos a pés juntos.

avaliação motora

Deveremos definir uma distância marcada no chão, onde as crianças deverão executar saltos em apenas um apoio, executando primeiro com um pé no chão, depois com o outro.

Neste exercício verifica-se uma maior amplitude de nível de execução, por vezes existem crianças de 6 anos que têm extremas dificuldades e outras de 4 que já executam com alguma facilidade.

Para poder analisar se os saltos estão a ser efetuados corretamente deve verificar se são contínuos e se a perna que fica elevada, se dobra a 90º na zona do joelho e não na zona da virilha (articulação coxofemural), ou seja, se a perna que está elevada vai para trás e não para frente.

Não fique preocupado pois as crianças com dificuldade vão fazer movimentos muito estranhos e está tudo bem.

Coordenação Óculo-Manual (com bola)

Nesta tarefa realizamos dois exercícios muito simples, ambos com uma bola que a criança segure bem e que tenha bom ressalto. 

Num primeiro momento pede-se à criança que atire a bola ao ar e a segure sem esta cair no chão.

Nesta tarefa, a criança deverá “seguir” a bola com o olhar e colocar as mão por baixo da trajectória de queda da bola. Por vezes as crianças têm tendência em abrir os braços e não seguirem a trajectória da bola com o olhar.

A segunda tarefa passa por lançar a bola ao chão, de modo a que esta ressalte e volte a ser apanhada na sua trajectória ascendente.

Neste caso vamos verificar se a criança mantém a postura direita, pois existe uma tendência para a pernas se flectirem e baixar o tronco, gesto que demostra que a criança não efectua a tarefa com perfeição.

Deslocamento em Corrida

Nesta tarefa iremos analisar se a corrida é harmoniosa, se não existem desvios na trajectória, se o tronco da criança se inclina para a frente “apoiando” as pernas, se os pés não acentam totalmente no chão.

avaliação motora

Na corrida conseguimos analisar e diagnosticar muitos aspectos. Posso dar um exemplo de uma aluna (4-5 anos) que fazia todas as tarefas anteriores bem feitas, mas que demostrava muitas dificuldades na corrida, verificou-se em consulta médica que ela tinha acentuadamente um membro mais comprido do que outro.

Para prepararmos esta tarefa deveremos utilizar uma zona plana, de aproximadamente 40m onde as crianças possam correr em linha recta, definindo bem a zona da partida e a zona da chegada.

Registo da análise das tarefas

Este talvez seja um dos aspectos mais subjectivos, pois como sabemos as avaliações dependem sempre de quem as executa, verificam-se por vezes situações em que o mesmo avaliador não expressa a sua opinião sobre o mesmo sujeito da mesma forma, apesar a execução ser idêntica.

Contudo existe sempre a necessidade de registar as avaliações, para posteriormente se comparar a evolução das crianças.

No que diz respeito aos meus alunos, é importante referir que o feedback é sempre positivo, ou seja, qualquer que seja o nível de desempenho do aluno, ele faz sempre as coisas bem, pois está a dar o seu melhor e é esse factor que temos que premiar e fortalecer.

Execução motora

Já no que diz respeito à execução motora, eu utilizo a seguinte métrica:

1 – não consegue, 2 –Consegue com muita dificuldade, 3 – Consegue com pouca dificuldade, 4 – Consegue sem dificuldade, 5 – Consegue com muita facilidade.

Em casa, cada um de nós pode aplicar esta bateria de testes muito simples, fazer o registo e ir comparando o desenvolvimento dos seus filhos, é extremamente gratificante verificar a velocidade com que eles aprendem e conhecem o seu corpo.

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