GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas.

O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da postura corporal e o fortalecimento dos principais grupos musculares.  

Com uma duração de 30 minutos, uma aula de GAP, tem como objetivo melhorar a resistência, tonificação e definição muscular (localizadas). Assim, faz uso de várias cadências musicais, bem como de um elevado número de repetições (mais de 12) dos exercícios e movimentos específicos para o recrutamento dos grupos musculares em questão. Para tal, pode recorrer a diversos materiais desde o peso corporal, passando pelos halteres, barras, caneleiras e até às mini bandas elásticas.

Tal como a Localizada, a aula de GAP visa o treino de endurance muscular, associada ao trabalho de alongamento das estruturas musculo – tendinosas e articulares. Tem em vista aumentar a aptidão funcional, para a promoção de uma correta realização das tarefas do dia a dia, sejam elas de cariz profissional, desportivo e/ou mesmo recreativas.

Professora Susana Rodrigues

Benefícios da aula GAP

Existem inúmeros benefícios associados a uma aula de GAP tais como:

  • Alteração da composição corporal e da taxa metabólica basal (TMB)

O aumento da massa muscular significa um maior consumo energético em repouso, ou seja, uma TMB mais elevada, evitando-se, assim a acumulação de tecido adiposo.

  • Aumento da densidade mineral óssea

O treino de força, pode ajudar a prevenir a osteoporose (perda de mineral e matrizes de colagénio do osso) característica do processo de envelhecimento e, sobretudo dos indivíduos do sexo feminino após a menopausa.

  • Prevenção da osteo-arterite

Dado que se pensa que a artrite (doença cuja prevalência aumenta com o avançar da idade e afeta, sobretudo, o sexo feminino) está associada a uma atrofia e fragilidade muscular, causadora de instabilidade e dor articular, o treino de força mostra-se benéfico na redução destes efeitos.

  • Metabolismo da glucose

Elevados níveis de glicose no sangue remetem para a diabetes, bem como para um fator de risco para a doença coronária, estando muitas vezes associados a alterações do perfil lipídico e à hipertensão. O metabolismo da glucose pode melhorar, com as aulas de GAP, não só com o treino aeróbio, mas também, com alguns tipos de treino de forca (resistência muscular).

  • Melhoria do bem-estar psíquico e social

Com o aumento da massa muscular e a melhoria da coordenação intra e intermuscular, desenvolve-se mais facilmente sentimentos de autonomia e competência, uma vez que se tem maior facilidade em desempenhar as tarefas diárias, aumentando a autoestima que contribui para o equilíbrio emocional e integração social.

GAP – Já conhece a nossa professora?

As aulas de GAP serão realizadas às 2ª e 4ª às 19h00 pela professora Susana Rodrigues. Aqui fica um pouco da vida da Susana.

“O meu nome é Susana Rodrigues e sou natural dos Açores, da ilha do Faial. Terminei este ano a minha Licenciatura em Desporto Condição Física e Saúde na Escola Superior de Desporto de Rio Maior e estou neste momento a frequentar o Mestrado em Atividade Física e Saúde com o objetivo de aprofundar os meus conhecimentos e estudar um pouco mais sobre as populações clínicas.

O desporto sempre esteve presente na minha vida, comecei aos 5 anos na natação e mais tarde iniciei no ginásio onde fazia musculação, aulas de fitness e dança. Assim começou a crescer o meu gosto pelo fitness. Decidi ingressar academicamente nesta área e foi uma das melhores decisões da minha vida! 

Acredito que o exercício físico é essencial para a prevenção, manutenção e recuperação da nossa saúde. Espero ajudar as pessoas a implementarem o exercício físico na sua rotina diária de forma agradável. Viva melhor, mantenha-se ativo!

As minhas aulas de GAP serão às 2ª e 4ª às 19h00. Vamos treinar juntos?”

Para mais informações:

info@apdf.pt

966 975 901

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?