GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas.
O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da postura corporal e o fortalecimento dos principais grupos musculares.
Com uma duração de 30 minutos, uma aula de GAP, tem como objetivo melhorar a resistência, tonificação e definição muscular (localizadas). Assim, faz uso de várias cadências musicais, bem como de um elevado número de repetições (mais de 12) dos exercícios e movimentos específicos para o recrutamento dos grupos musculares em questão. Para tal, pode recorrer a diversos materiais desde o peso corporal, passando pelos halteres, barras, caneleiras e até às mini bandas elásticas.
Tal como a Localizada, a aula de GAP visa o treino de endurance muscular, associada ao trabalho de alongamento das estruturas musculo – tendinosas e articulares. Tem em vista aumentar a aptidão funcional, para a promoção de uma correta realização das tarefas do dia a dia, sejam elas de cariz profissional, desportivo e/ou mesmo recreativas.
Benefícios da aula GAP
Existem inúmeros benefícios associados a uma aula de GAP tais como:
- Alteração da composição corporal e da taxa metabólica basal (TMB)
O aumento da massa muscular significa um maior consumo energético em repouso, ou seja, uma TMB mais elevada, evitando-se, assim a acumulação de tecido adiposo.
- Aumento da densidade mineral óssea
O treino de força, pode ajudar a prevenir a osteoporose (perda de mineral e matrizes de colagénio do osso) característica do processo de envelhecimento e, sobretudo dos indivíduos do sexo feminino após a menopausa.
- Prevenção da osteo-arterite
Dado que se pensa que a artrite (doença cuja prevalência aumenta com o avançar da idade e afeta, sobretudo, o sexo feminino) está associada a uma atrofia e fragilidade muscular, causadora de instabilidade e dor articular, o treino de força mostra-se benéfico na redução destes efeitos.
- Metabolismo da glucose
Elevados níveis de glicose no sangue remetem para a diabetes, bem como para um fator de risco para a doença coronária, estando muitas vezes associados a alterações do perfil lipídico e à hipertensão. O metabolismo da glucose pode melhorar, com as aulas de GAP, não só com o treino aeróbio, mas também, com alguns tipos de treino de forca (resistência muscular).
- Melhoria do bem-estar psíquico e social
Com o aumento da massa muscular e a melhoria da coordenação intra e intermuscular, desenvolve-se mais facilmente sentimentos de autonomia e competência, uma vez que se tem maior facilidade em desempenhar as tarefas diárias, aumentando a autoestima que contribui para o equilíbrio emocional e integração social.
GAP – Já conhece a nossa professora?
As aulas de GAP serão realizadas às 2ª e 4ª às 19h00 pela professora Susana Rodrigues. Aqui fica um pouco da vida da Susana.
“O meu nome é Susana Rodrigues e sou natural dos Açores, da ilha do Faial. Terminei este ano a minha Licenciatura em Desporto Condição Física e Saúde na Escola Superior de Desporto de Rio Maior e estou neste momento a frequentar o Mestrado em Atividade Física e Saúde com o objetivo de aprofundar os meus conhecimentos e estudar um pouco mais sobre as populações clínicas.
O desporto sempre esteve presente na minha vida, comecei aos 5 anos na natação e mais tarde iniciei no ginásio onde fazia musculação, aulas de fitness e dança. Assim começou a crescer o meu gosto pelo fitness. Decidi ingressar academicamente nesta área e foi uma das melhores decisões da minha vida!
Acredito que o exercício físico é essencial para a prevenção, manutenção e recuperação da nossa saúde. Espero ajudar as pessoas a implementarem o exercício físico na sua rotina diária de forma agradável. Viva melhor, mantenha-se ativo!
As minhas aulas de GAP serão às 2ª e 4ª às 19h00. Vamos treinar juntos?”
Para mais informações:
info@apdf.pt
966 975 901