Qual a bicicleta ideal para mim e para a minha família?

bicicleta

Antes de comprar uma Bicicleta, o que precisa de saber.

A bicicleta é desde a sua existência um dos meios de transporte mais fáceis e giros de utilizar, a frase “…é como andar de bicicleta…” retrata bem a sua versatilidade para todas as situações bem como a sua utilidade.

Existem atualmente no mercado, múltiplas opções de tipos e tamanhos de bicicleta, desde as BTT, só neste segmento existem inúmeros modelos, à de estrada,  citadina, eléctrica e a uma enorme lista que nunca mais acaba.

bicicleta ideal

O primeiro aspecto a ter em linha de conta quando adquirimos uma bicicleta para nós ou para os nossos filhos, passa pela utilidade que vamos dar.

Esse factor vai logo definir o tipo de bicicleta que vamos adquirir. Nós vamo-nos centar noutro aspecto muito importante da aquisição da bicicleta, que é o tamanho que deve ter.

O tamanho da bicicleta

O tamanho da bicicleta está sempre relacionado com o tamanho de quem a irá utilizar.

Caso a sua compra não seja feita numa loja, onde o vendedor o poderá ajudar a verificar qual o tamanho do quadro da bicicleta que se adequa às suas medidas, antes de adquirir a bicicleta, deverá saber as suas medidas.

Para saber o tamanho do quadro da bicicleta que irá adquirir, determinar a medida entre-pernas (cavalo) é fundamental para a escolha da bicicleta.

Para medir a altura da perna deve estar descalço e medir desde o solo até atingir o entre-pernas, onde o rabo senta no selim.

Deverá multiplicar por 0,65 o resultado obtido e obterá a medida do quadro. Por exemplo, se uma pessoa tem 80cm de perna (80cm x 0,65 fórmula desenvolvida pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi), o seu quadro ideal é 52.

Também é conveniente saber o tamanho do tubo horizontal, a distância entre o selim e o guiador (guidão em brazuca), mas a altura é o mais importante na escolha do quadro.

A altura e comprimento podem depois ser ajustados regulando o selim em altura, a altura do guiador, bem como a distância entre o selim e o guiador.

Tabela tamanhos bicicletas

A regra para as bicicletas de montanha é um pouco diferente. Geralmente o tamanho destas é tido em polegadas. Obtendo-se o tamanho da perna da mesma forma, a regra é convertê-lo em polegadas (1cm=0,39”) e subtrair-lhe 14.

Com o exemplo do mesmo tamanho: 80cm = 31,49” – 14 = 17,49. Então o quadro de montanha ideal para mim será um 17 ou 18, que corresponde ao M, o tamanho intermediário e que satisfaz a maioria da estatura da nossa população.

Actualmente, em vez da numeração em centímetros ou polegadas, muitas marcas utilizam as medidas S, M, L, XL, tal como uma peça de vestuário.

Espero ter ajudado e bons passeios!

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?