Benefícios de Atividades e Treinos em Família

Sabia que está provado que as atividades ao ar livre em família reduzem problemas de saúde e melhoram o bem-estar familiar?

O estudo «O Papel da Motricidade Humana na Promoção da Saúde, Resiliência e Coesão Familiar», da autoria de Susana Garradas, levou à conclusão de que as atividades de ar livre em família ampliam o bem-estar familiar e reduzem os problemas de saúde dos respetivos membros. O trabalho foi conduzido no âmbito do curso de doutoramento em Ecologia Humana, sob os auspícios da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e teve como objetivo identificar as diferenças entre as famílias – com filhos em idade escolar – que praticam e não praticam atividade física conjunta, nomeadamente no que diz respeito à saúde, ao rendimento escolar e ao bem-estar familiar.

O Papel da Motricidade Humana na Promoção da Saúde, Resiliência e Coesão Familiar

Neste estudo constatou-se que a atividade física de ar livre em família – tanto de forma espontânea como acompanhada por um professor – continua a ser uma prática pouco comum, mesmo ficando evidente que, nos casos em que ela acontece, exerce uma influência positiva no sucesso escolar das crianças e dos adolescentes.

O estudo, que cruza a motricidade humana com as matérias de carácter sociológico, introduz como inovação a análise da atividade física em família enquanto motor do desenvolvimento humano numa perspetiva sociocultural. Procura promover a saúde, mas estimular a performance relacional entre os vários membros da família. 

Tendo em conta que a família representa um espaço adequado à transmissão de valores e ao fortalecimento de vínculos, a prática de atividade física pode constituir uma forma privilegiada de incrementar o tempo passado em conjunto e, consequentemente, de promover a comunicação pais/filhos, o divertimento e a melhoria da saúde física e mental.

Na sequência deste estudo, está a ser realizado um estudo de pós-doutoramento: Famílias Ativas – empreendendo saúde, resiliência e coesão familiar sob a orientação da Professora Doutora Iva Pires, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Adilson Marques, Faculdade de Motricidade Humana.

A operacionalização deste conhecimento científico torna-se agora ainda mais relevante, perante a situação de pandemia e confinamento que atravessamos onde é premente inspirar e guiar as famílias a fortalecer ao máximo a sua saúde, resiliência e coesão familiar.

Muito obrigada à professora Susana Garradas pela partilha de todo o seu conhecimento. Tal como na APDF – Associação Portuguesa de Desporto em Família, também a Susana Garradas desenvolve trabalhos no âmbito do desporto em família através do seu projeto “Family Alive” e cedeu-nos um Guia Prática de Atividade Física em Família que temos todo o gosto em partilhar consigo. Este guia inclui sugestões de atividades em família em função da idade das crianças, tendo soluções para todas as idades, incluindo a adolescência.

Treino em Família

Damos como exemplo a seguinte atividade, para crianças entre os 2 e 4 anos:

Intenção: Trazer a criança que existe em cada um dos participantes.

Local: Ar livre.

Atividade: Encenar um conto de uma fábula.

Objetivo: Estimular o faz de conta. Após escolherem uma fábula, deverão distribuir as personagens pelos participantes na atividade. Alongamentos dinâmicos. Antes de iniciar a encenação do conto e após terem sido distribuídas as personagens, os participantes deverão imitar o animal do seu papel quanto à fala, à forma como se desloca, como se alimenta, aos seus principais atributos ou gostos e também como dorme e se espreguiça. Mãe e/ou Pai encenar um conto infantil preferencialmente uma fábula. Contemplar três momentos nessa história. Um princípio, para interação e reconhecimento das personagens, um meio, onde as personagens se podem envolver e utilizar padrões de movimento como o rebolar, passar por cima, por baixo, andar às cavalitas, etc., e um fim de retorno à calma, onde poderão espreguiçar-se e “dormir” de acordo com a sua personagem.

Para obter todas as sugestões e para as todas faixas etárias, envie-nos um email para info@apdf.pt.

Trabalhamos por Famílias mais ativas e felizes!

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?