Benefícios de Atividades e Treinos em Família

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Sabia que está provado que as atividades ao ar livre em família reduzem problemas de saúde e melhoram o bem-estar familiar?

O estudo «O Papel da Motricidade Humana na Promoção da Saúde, Resiliência e Coesão Familiar», da autoria de Susana Garradas, levou à conclusão de que as atividades de ar livre em família ampliam o bem-estar familiar e reduzem os problemas de saúde dos respetivos membros. O trabalho foi conduzido no âmbito do curso de doutoramento em Ecologia Humana, sob os auspícios da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e teve como objetivo identificar as diferenças entre as famílias – com filhos em idade escolar – que praticam e não praticam atividade física conjunta, nomeadamente no que diz respeito à saúde, ao rendimento escolar e ao bem-estar familiar.

O Papel da Motricidade Humana na Promoção da Saúde, Resiliência e Coesão Familiar

Neste estudo constatou-se que a atividade física de ar livre em família – tanto de forma espontânea como acompanhada por um professor – continua a ser uma prática pouco comum, mesmo ficando evidente que, nos casos em que ela acontece, exerce uma influência positiva no sucesso escolar das crianças e dos adolescentes.

O estudo, que cruza a motricidade humana com as matérias de carácter sociológico, introduz como inovação a análise da atividade física em família enquanto motor do desenvolvimento humano numa perspetiva sociocultural. Procura promover a saúde, mas estimular a performance relacional entre os vários membros da família. 

Tendo em conta que a família representa um espaço adequado à transmissão de valores e ao fortalecimento de vínculos, a prática de atividade física pode constituir uma forma privilegiada de incrementar o tempo passado em conjunto e, consequentemente, de promover a comunicação pais/filhos, o divertimento e a melhoria da saúde física e mental.

Na sequência deste estudo, está a ser realizado um estudo de pós-doutoramento: Famílias Ativas – empreendendo saúde, resiliência e coesão familiar sob a orientação da Professora Doutora Iva Pires, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Adilson Marques, Faculdade de Motricidade Humana.

A operacionalização deste conhecimento científico torna-se agora ainda mais relevante, perante a situação de pandemia e confinamento que atravessamos onde é premente inspirar e guiar as famílias a fortalecer ao máximo a sua saúde, resiliência e coesão familiar.

Muito obrigada à professora Susana Garradas pela partilha de todo o seu conhecimento. Tal como na APDF – Associação Portuguesa de Desporto em Família, também a Susana Garradas desenvolve trabalhos no âmbito do desporto em família através do seu projeto “Family Alive” e cedeu-nos um Guia Prática de Atividade Física em Família que temos todo o gosto em partilhar consigo. Este guia inclui sugestões de atividades em família em função da idade das crianças, tendo soluções para todas as idades, incluindo a adolescência.

Treino em Família

Damos como exemplo a seguinte atividade, para crianças entre os 2 e 4 anos:

Intenção: Trazer a criança que existe em cada um dos participantes.

Local: Ar livre.

Atividade: Encenar um conto de uma fábula.

Objetivo: Estimular o faz de conta. Após escolherem uma fábula, deverão distribuir as personagens pelos participantes na atividade. Alongamentos dinâmicos. Antes de iniciar a encenação do conto e após terem sido distribuídas as personagens, os participantes deverão imitar o animal do seu papel quanto à fala, à forma como se desloca, como se alimenta, aos seus principais atributos ou gostos e também como dorme e se espreguiça. Mãe e/ou Pai encenar um conto infantil preferencialmente uma fábula. Contemplar três momentos nessa história. Um princípio, para interação e reconhecimento das personagens, um meio, onde as personagens se podem envolver e utilizar padrões de movimento como o rebolar, passar por cima, por baixo, andar às cavalitas, etc., e um fim de retorno à calma, onde poderão espreguiçar-se e “dormir” de acordo com a sua personagem.

Para obter todas as sugestões e para as todas faixas etárias, envie-nos um email para info@apdf.pt.

Trabalhamos por Famílias mais ativas e felizes!

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?