Dia Mundial da 3ª Idade

O Dia Mundial da 3ª Idade é uma data que visa homenagear os mais idosos e esse propósito nunca foi tão adequado como atualmente. A pandemia que estamos a viver é altamente prejudicial para esta faixa etária, pois são os idosos que têm a maior taxa de mortalidade e são eles que têm maiores necessidades de confinamento.

A APDF não podia deixar passar esta data em branco, e decidiu elaborar um programa de atividades para a comemorar. Ao elaborar o nosso programa, o primeiro grande critério foi a segurança, assim e no seguimento do que fizemos na comemoração do dia mundial da atividade física e na comemoração do dia da família, o Dia Mundial da3ª Idade será celebrado totalmente online.

Sendo a atividade física um dos principais promotores de saúde, propomos para a celebração do Dia Mundial da 3ª Idade, duas aulas distintas.

Aula de condição física

A primeira, será de condição física para séniores, onde iremos realizar um trabalho maioritariamente cardiovascular e de força. Esta aula está inserida no programa de exercício físico online “Eu Consigo”, onde os nossos alunos têm a possibilidade de realizar três aulas por semana que são transmitidas em direto num grupo de Facebook da APDF, possibilitando a sua realização no horário que mais convier aos alunos. No dia 28 de outubro, a aula será celebrada entre as 18h30 e as 19h00, esta aula será lecionada pelo professor José Pastoria.

Yopi – Yoga & Pilates

Seguir-se-á uma aula de Yopi, esta modalidade criada pelo nosso professor José Carlos, é a simbiose perfeita entre Yoga e Pilates. O professor José Carlos tem dezenas de anos de experiência nestas duas áreas e juntou o melhor que ambas têm para oferecer, assim no Dia Mundial da 3ª Idade, ele tem preparada uma aula adequada a séniores, onde o trabalho irá centrar-se maioritariamente na flexibilidade, equilíbrio e força. Estão todos convidados a assistir e realizar a aula que decorrerá entre as 19h15 e as 20h00.

Momento de Magia

A APDF propõe também neste Dia Mundial da 3ª Idade, um momento de magia, onde o nosso jovem Sebastião Nunes irá estar em frente às câmaras, pela primeira vez. O Sebastião é um jovem com apenas 12 anos, que tem uma paixão enorme pela magia e pelo ilusionismo, e aceitou o nosso desafio e irá proporcionar-nos um momento de pura magia. Esta atividade irá decorrer entre as 20h30 e as 21h00.

Entrevista com Fátima Ramalho

Para terminar a celebração do Dia Mundial da 3ª Idade, teremos o privilégio de ter connosco uma das maiores especialistas em matéria de atividade física para séniores. A professora Fátima Ramalho, docente na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, aceitou o nosso convite para falar sobre a importância que a atividade física tem para a saúde dos mais idosos e como pode ajudar num envelhecimento mais ativo e saudável. Vamos abordar o contexto atual que vivemos e as alternativas que existem para uma prática do exercício físico em segurança.

Estão todos convidados a participar nesta comemoração, onde de uma forma muito simples, tentaremos homenagear os nossos séniores, que são o garante da nossa memória coletiva e cultural. Este momento será para eles.

Até dia 28 Outubro pelas 18h30.

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?