Quinta Pedagógica dos Olivais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

No passado sábado decidimos ir à Quinta Pedagógica dos Olivais para tirar os rapazes de casa, pois começaram o dia a “lutar” pela escolha do canal e programa de televisão. Não se previa um dia animado, se os mantivéssemos em casa!

Já tínhamos ouvido falar muito bem da Quinta Pedagógica dos Olivais através de vários casais amigos, mas não tínhamos grandes expetativas até porque os pequenos cá de casa têm muito contacto com animais e natureza. Mas a visita foi muito animada e o saldo bastante positivo.

Quinta Pedagógica Olivais – Novo Horário

E lá fomos nós! Localizada em plena cidade de Lisboa (na freguesia dos Olivais), a Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita, não sendo necessária marcação para a realização de uma visita livre. Atualmente e considerando as atuais restrições e recomendações da Direção Geral da Saúde, não há a realização de atividades, sendo apenas possível a visita livre com um percurso pré-definido. O horário da quinta pedagógica dos Olivais também foi reduzido, sendo possível visitá-lo de 2ª a 6ª entre as 09h00 e as 17h30 e aos sábados, domingos e feriados das 10h00 às 17h30 e há lotação máxima de duzentos visitantes.

A Quinta Pedagógica dos Olivais é um espaço, com cerca de 2 hectares que procura responder, cada vez mais, às necessidades crescentes de contacto dos cidadãos e, especialmente das crianças, com a natureza. Aqui as famílias poderão encontrar galinhas, burros, porcos, faisões, vacas, cabras, cães para adoção e outros animais típicos de uma quinta.

O ponto alto do nosso passeio foi o pomar pedagógico. Aqui estivemos mais de 1 hora, a descobrir todas as curiosidades das árvores de fruto. Os citrinos do Algarve, a Maçã da Beira Alta, a Maçã Riscadinha de Palmela e a Pera Rocha do Oeste entre outros frutos entraram nas nossas conversas até à hora de almoço. A vertente gráfica de todo o Pomar, desde a sinalética às ilustrações dos frutos é bastante apelativa para os mais novos o que levou o mais velho querer ser o “professor” do mais novo enquanto este fazia mil e uma perguntas!

No final da visita ao pomar, ainda passámos pela horta, parte integrante da Quinta Pedagógica dos Olivais, que tinha vários espantalhos que apaixonaram o mais novo. Difícil, difícil foi tirá-lo da horta! Naquele momento queria saber tudo sobre as cenouras, as courgettes, os tomates, os pimentos, etc…. Adorava que fosse sempre assim, sobretudo à hora da refeição! A curiosidade das crianças é algo fascinante, espero que se mantenham sempre curiosos.

Se tiverem um filho(a) quase a deixar a chucha, levem-no(a) à “Árvore das Chuchas”, que se encontra praticamente no início do percurso. Pode ser uma estratégia facilitadora.

A nossa família adorou a manhã passada na Quinta Pedagógica dos Olivais. É uma atividade simples, pedagógica e sem custos!

Árvore das Chuchas na Quinta Pedagógica dos Olivais
Espantalho – Quinta Pedagógica dos Olivais
Adoção – Quinta Pedagógica dos Olivais

Conteúdos Artigo

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »
Aulas de yoga e pilates

Aulas de Yoga online

As aulas de Yoga online ganharam bastantes adeptos desde o início da pandemia. Nunca pensámos que seriam tantos os adeptos desta prática com vontade de

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?