Paleo a treinar

Paleo é neste momento uma palavra e um conceito que tem ganho muitos admiradores em Portugal, importa então saber qual o seu significado.

Como devem saber Paleo é o diminutivo de paleolítico, que significa pedra antiga, que se caracteriza pelo período de tempo mais longo em que os hominídeos habitaram a terra. A era paleolítica durou cerca de 2,6 milhões de anos, representando cerca de 99,6% do tempo total em que os hominídeos habitaram a terra.

No período paleolítico, os hominídeos tinham um registo alimentar que se centrava na recolha de alimentos não processados, tais como plantas, raízes, tubérculos e mel selvagem. A caça era também uma fonte de alimento durante o período paleo, assim a dieta era complementada com animais terrestres, aves, peixes, ovos, insetos e para aqueles que habitavam perto do mar, algas e sal marinho.

Era Neolítica

A partir da Era Neolítica, a nova idade da pedra, que se iniciou há cerca de 11000 anos, deu-se uma revolução nos hábitos e costumes dos hominídeos, e para isso muito contribui a sedentarização e domesticação das plantas e animais. Nesta nova fase, o alimento passou a estar disponível de uma forma muito mais abundante e regular. Começou a existir uma forte alteração na dieta alimentar passando a consumirem-se também cereais, carne de animais domesticados, açúcar isolado e óleos vegetais.

Os séculos XVIII e XIX trazem com eles a revolução industrial e com ela o mundo paleo fica ainda mais distante. Esta nova era baseia-se no aumento da capacidade de produção, bem como num elevado aumento da população na terra, facilitando o acesso generalizado ao açúcar como fonte de alimento energética. Segundo o Dr. Pedro Carrera Bastos (Investigador na Fac. Medicina da Univ. Lund (SUE) – Licenciado e Mestre em Nutrição Humana), a população inglesa e holandesa passou de um regime de 0 gramas de açúcar/ano por pessoa no início do sex. XVII para 50kg/ano no final do século XIX.

A era moderna colocou os humanos num caminho muito perigoso no que diz respeito à sua dieta alimentar, pois grande parte da nossa alimentação traduz-se numa combinação entre o açúcar e a gordura saturada. Os hábitos de vida sofreram bastantes transformações, verificando-se alterações profunda nos padrões do sono, um aumento incrível da inatividade física, o surgimento de stress crónico, entre outras alterações. Todas estas mudanças levaram a um aumento exponencial da obesidade e de diversas novas doenças inerentes a este novo estado de obesidade.

É para todos evidente que alimentos ultra-processados com vários aditivos, com elevada adição de açúcar, não faziam parte, nem seriam aceites na alimentação dos nossos antepassados. Se refletirmos que a maioria das caraterísticas genéticas da fisiologia dos seres humanos provem do período paleolítico, facilmente concluímos o quão prejudicial são para a nossa saúde, os atuais hábitos de vida.   

Todas estes hábitos desadequados levam a que mutos investigadores considerem que muitas das patologias crónicas que nos afligem atualmente provêm de comportamentos relacionados com o estilo de vida.

“Talvez as dietas e o estilo de vida dos nossos antepassados sejam mais adequadas ao ser humano atual do que aquelas que o ser humano hoje segue”, com esta afirmação o Dr. Pedro Carrera Bastos mostra claramente que existem mudanças que poderiam ser introduzidas, e que não nos são estranhas geneticamente,  levando a uma vida muito mais saudável.

Paleo XXI e APDF

É neste contexto que decidimos enquanto associação estabelecer uma parceria com a comunidade Paleo, através da Associação Paleo XXI, com a finalidade de introduzir o exercício físico a um modo de vida que utiliza uma dieta bem mais adequada ao nosso tempo e às nossas necessidades.

É com enorme orgulho que anunciamos que iremos lecionar aulas de condição física durante o mês de dezembro, no grupo de Facebook Paleo Descomplicado. As aulas decorrerão todas as terças feiras às 17h30 e terão a duração de 30 minutos. Para todos aqueles que se virem impossibilitados de fazer a aula nesse horário, poderão aceder à aula em qualquer outro horário, pois as aulas ficarão gravadas no grupo.

A APDF – Associação Portuguesa de Desporto em Família, tem o prazer de convidar-vos a estarem presentes nas aulas e introduzirem hábitos de vida saudáveis que vos tornarão pessoas mais ativas e energéticas e com toda a certeza a vossa saúde irá agradecer-vos, até porque nos tempos atuais de pandemia, este tipo de decisão poderá ter repercussões positivas no futuro de cada um de nós.

www.apdf.pt

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?