Caminhadas em Família

caminhadas

Caminhadas, a arte de caminhar é aquela que mais se adequa a todos, pois é a forma ancestral de nos deslocarmos e também uma atividade de reduzida intensidade. 

A caminhada é totalmente diferente da corrida, onde a transição de um passo para o outro se faz com um salto, colocando muita pressão sobre as articulações e ossos das pernas e coluna, na caminhada estamos sempre em contacto com o chão, salvaguardando o nosso corpo.

Live Sobre Caminhadas

Dia 11 de março vamos realizar um Webinar no Facebook Gratuito sobre Caminhadas em Família Inscreva-se Já!
Gratuito

Na minha experiêmcia pessoal e familiar, a caminhada sempre esteve presente de uma forma lúdica, turística e desportiva, pois sempre que em família pensamos visitar locais, localidades ou países, a forma mais cómoda de as visitarmos é a caminhar.

Claro que por vezes para chegar ao ponto de partida da caminhada temos que nos deslocar de outras formas, mas a acção de caminhar possibilita-nos “viver” ao ritmos da natureza, onde os nossos sentidos estão muito mais sintonizados com o que nos rodeia, ficamos atentos aos sons, os cheiros trazem-nos lembranças à memória, as cores da paisagem ficam marcadas como quadros e não como filmes.

Hoje em dia existem inúmeras rotas pedestres devidamente marcadas e identificadas, que nos dão a possibilidade de nos aventurarmos por terrenos e locais que não conhecemos, sem nos sentirmos inseguros.

A marcação das rotas causou um aumento substancial do número de caminhadas e caminhantes e uma maior paixão por esta atividade. Mas é imprescindível saber ler as sinaléticas no terreno!

Entidades que promovem caminhadas

Várias entidades que promovem a caminhada, utilizam diferentes sinalizações, mas convém referir que a entidade oficialmente responsável pela marcação de rotas pedestres em Portugal è a FPCMP – Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo de Portugal que utiliza as seguintes marcações:

caminhadas
caminhadas

A diferença entre uma pequena rota (até 30km) e uma grande rota (+30km) é unicamente a distância.

Existem outro tipo de entidades que utilizam outro tipo de sinalização, entre as quais destacamos os Caminhos de Santiago existentes em Portugal (que são vários, alguns deles muito recentes).

Destacamos também a Via Algarvariana, a Rota Vicentina e a GR22 (Grande Rota das Aldeias Históricas) pela sua beleza natural e cultural e pela oportunidade que estas rotas nos dão para conhecer o Portugal profundo.

caminhadas
caminhadas

Podemos considerar a Via Algarviana, a Rota Vicentina e GR22  como Caminhadas desportivas e culturais, pela sua extensão e duração.

Estas rotas requerem uma boa condição física e disponibilidade de tempo para as executar, podendo sempre o caminhante escolher parte de troços ou etapas para fazer em família demorando apenas poucas horas, adequando assim a caminhada a todos os membros da família.

Todos estes caminhos podem ser percorridos em Família, no entanto existem algumas considerações que temos que ter em linha de conta antes de nos colocarmos ao caminho, sobretudo quando levamos crianças connosco.

caminhadas

Na APDF preparamos vários tipo de caminhadas,  que têm como principal preocupação englobar toda a família, desde os 8 meses até aos 88 anos no mínimo (Caminhadas em Família).

Temos também previstas outro tipo de caminhadas, mais exigentes, onde os requisitos para quem as vai percorrer são maiores, o nosso programa de caminhadas de serra convida todas as famílias que tenham jovens adultos a virem experimentar e conhecer as lindas paisagens que as serras portuguesas têm para mostrar.

Live Sobre Caminhadas

Dia 11 de março vamos realizar um Webinar no Facebook Gratuito sobre Caminhadas em Família Inscreva-se Já!
Gratuito

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?