Na mesa com os resistentes pode ser uma tarefa difícil especialmente quando nem sequer tentam provar alimentos como abacate, a beterraba ou os brócolos, e muito menos trocar as batatas fritas pelo feijão verde!
É importante mostrar tranquilidade e não desistir se não comem na primeira tentativa, há sempre a possibilidade de uma ceia completa! Aqui ficam algumas dicas para ajudar na introdução de novos alimentos na mesa com os resistentes.
Dicas para ajudar na introdução de novos alimentos
Só pedimos aos nossos filhos para comerem aquilo que também achamos «comestível».
Como pais devemos decidir o que servir e quando servir com o compromisso que escolhemos o mais saudável! Contudo, vamos dar espaço para a quantidade que querem comer! Uma pequena dentada num alimento novo já é um progresso!
Nas refeições ninguém é obrigado a deixar o prato vazio, é importante é ouvir o nosso corpo! Se não há apetite para a porção inteira, comemos metade da porção.
Ninguém é recompensado com sobremesa ou guloseimas por comer os vegetais.
Em família vamos aprender sobre a importância da alimentação, aprendemos a cozinhar, a plantar e a limpar!
As refeições devem ser tempo de qualidade da família. Sempre que possível vamos fazer compras, cozinhar e comer em família.
Uma família, uma refeição. Não fazemos refeições diferentes! Mas vamos ter em atenção os gostos de cada um dos elementos, para que esteja sempre presente alguma coisa que agrade a cada um dos membros da família.
Estes momentos devem ser divertidos e genuínos.
Vamos seguir estas dicas SEMPRE!
Artigo de : Mónica Mogne
CHALLENGE PRO Coach – Advanced Nutrition & Health Coaching
Naturopata