Jogos para fazer com crianças em dia de chuva

Jogos para fazer com crianças

5 jogos para fazer com crianças em casa nos dias de chuva.

Hoje olhamos para os dias de chuva quando estamos em casa, com outra benevolência, pois a consciência geral para a falta de água leva-nos a agradecer a existência destes dias. 

Mas estes dias não podem, nem devem ser sinónimos de dias chatos e difíceis com os miúdos, isto claro, se a chuva for forte o suficiente para condicionar uma saída. 

Porque mesmo com chuva, um impermeável e umas galochas fazem milagres ao ar livre.

Jogos para fazer com crianças

Seria muito fácil e simples nos dias de chuva colocar as nossas crianças em frente a ecrãs, digo fácil porque elas ali ficariam, sem nos importunar e bastaria pressionar um botão para concretizar esta ação.

Mas seria a pior solução possível, pois apenas se iria passar tempo em família, e nós na APDF defendemos que deveremos “vivertempo em família e não “passar” tempo em família. 

Pedimos para se lembrarem, antes de optarem por esta solução, que cada criança portuguesa passa, em média, 4 horas em frente a ecrãs nos dias de semana e 7 horas ao fim de semana, por esse motivo e tantos outros não opte por esta atividade. 

Apresentamos seis atividades que costumamos fazer com os nossos filhos nos dias de chuva que passamos em casa.

Jogo das Escondidas

Número de jogadores: dois ou mais – normalmente toda a família participa;
Material: nenhum material específico

Jogo muito simples, praticamente todos nós já jogamos às escondidas alguma vez durante a nossa vida. Um jogador tapa os olhos e conta até 50, enquanto os outros se escondem, o local onde se está a proceder à contagem é a zona de salvamento.

 O objectivo do jogo é chegar primeiro à zona de salvamento sem ser apanhado.

O jogador que está a contar grita “Aí vou eu” quando termina a contagem e começa a procurar os jogadores escondidos, quando encontra um jogador terá que ir gritar o nome desse mesmo jogador ao local de salvamento (fica apanhado).

Se algum dos jogadores que estava escondido conseguir chegar à zona de salvamento antes do colega que está a apanhar, ficam salvos para o próximo jogo. No próximo jogo “tapa” o primeiro jogador a ser apanhado.

Opção: Quando resta apenas um jogador escondido, este caso chegue primeiro à zona de salvamento poderá salvar os outros colegas que se encontram apanhados, para isso terá que gritar o seu nome seguido de “SALVA TODOS”.

Se esta acção acontecer, o jogador a tapar na próxima jogada será o mesmo que tapou na jogada atual.

Carga Física:

Para cada elemento que se salvou, o jogador que tapa terá que realizar 5 flexões de braços;
Para quem foi apanhado, terá que realizar 10 agachamentos;

Corrida de Balões

Número de jogadores: dois ou mais – normalmente toda a família participa;
Material: Balões – um por jogador e mais uns quantos de reserva (caso algum se rebente)

ATENÇÃO: Antes de iniciar este jogo deverá desempedir de objectos perigosos e que se possam partir a área da casa onde se irá acontecer a corrida de balões;

Deverá ser definido um trajecto para a corrida (ex: da cozinha até ao quarto), o objectivo é chegar primeiro à meta com o seu balão, mas atenção não se pode tocar no balão! O balão terá que se deslocar com a acção do vento, pode ser através do sopro, ou do vento do movimento dos braços.

Carga física: Antes da corrida se iniciar deverá ser escolhida a carga física a fazer, por exemplo, combina-se fazer 3 corridas, quem perder executa cargas físicas. Na primeira corrida, 5  abdominais, na segunda 10 e na terceira 15.

O Detetive da Bandeja

Número de jogadores: dois ou mais – normalmente toda a família participa;
Material: bandeja com série de pequenos e variados objectos (ex: caneta, comando tv, telemóvel, fosforos, etc.)

Coloque os objectos na bandeja, quanto mais objectos mais difícil….depois peça a uma pessoa para observar a bandeja durante um minuto, depois peça-lhe para desviar o olhar, quando esta o fizer, deverá retirar um objecto da bandeja.

O objectivo é que o jogador olhe novamente para a bandeja e adivinhe qual o objecto retirado. Cada vez que adivinhar ganha 5 pontos, caso falhe terá que fazer 5 flexões  ou outra carga física à escolha.

Quem Sou eu

Número de jogadores: dois ou mais – normalmente toda a família participa;
Material: Esferográfica, papel (se possíveis notas adesivas) e uma boa memória

Cada jogador deve escrever o nome de alguém que goste – pode ser uma celebridade, alguém da família, um personagem fictício, etc

Num pedaço de papel ou nota adesiva e pressioná-lo suavemente na testa do outro jogador para que o papel permaneça no lugar, o objectivo do jogo é adivinhar qual a personagem que cada um tem colada na testa.

Em seguida os jogadores deverão revezar-se para fazerem perguntas sobre o nome que está escrito na sua testa. Cada pergunta deve suscitar apenas uma resposta direta, “sim” ou “não”.

Sempre que a resposta for afirmativa, o jogador pode continuar a fazer perguntas; assim que a resposta for “não”, a sua jogada termina e é a vez da próxima pessoa fazer perguntas.

O primeiro jogador a adivinhar corretamente, é o vencedor, os outros continuam a jogar até ao último conseguir adivinhar.

Intensidade ou carga física: Antes de se iniciar o jogo todos devem concordar com as cargas a aplicar. (ex: o primeiro a adivinhar não tem que fazer nada, o segundo terá que fazer 10 abdominais, o terceiro 10 flexões, o quarto 15 abdominais….)

Jogo da Mímica

Número de jogadores: dois ou mais – normalmente toda a família participa;
Material: nenhum material específico

Neste jogo o grande objectivo é conseguir adivinhar o que o colega está a fazer através da mímica. Inicilamente é escolhido um elemento para fazer a mímica, todos os restantes ficam a observar e a tentar adivinhar.

O jogador que faz a mímica apenas dá uma ajuda no ínico do jogo (Ex: é um jogador de futebol, é um pais, é um verbo, é um local, etc.)

À medida que vai se vai fazendo a mímica, os outros jogadores podem tentar adivinhar, um de cada vez. Sempre que tentam adivinhar e não conseguem, terão que fazer uma carga física.

As cargas físicas vão aumentando sempre que o jogador erra mais uma tentativa (ex: na primeira tentativa, executa 1 flexão, na segunda executa 2, na terceira executa 3…). Quem escolhe o tipo de carga física que irá ser realizada naquela jogada é o jogador que está a fazer a mímica.

Ganha quem acertar na resposta certa, na jogada seguinte é esse jogador que irá fazer a mímica.

Dica: Para um melhor controlo do jogo, antes de se iniciar cada jogada, o jogador que irá fazer a mímica terá que escrever o que irá representar num papel que ficará escondido. 

Outra hipótese é escrever os papeis antes do jogo se iniciar, assim cada jogador retira um papel e executa o que já está descrito nesse papel.

Jogo do Assassino e do polícia

Número de jogadores: cinco ou mais, quantos mais melhor
Material: papel e caneta

Rasgue pedaços de papel de acordo com o número de jogadores, escreva a letra “A” de assassíno num deles e “D” de detetive noutro, deixe todos os outros papeis em branco. De seguida dobre todos os papeis e coloque-os num recipiente.

Todos os jogadores devem sentar-se num círculo e retirar um pedaço de papel. Apenas o detetive deve revelar a sua identidade. Os restantes jogadores só precisam de ficar atentos a olhar em volta do círculo.

O objectivo do jogo para o assassíno é conseguir “matar” o maior número de jogadores, para o polícia é descobrir o assassíno o mais rápido possível.

O Assassino tem de chamar a atenção de uma vítima e piscar-lhe secretamente o olho sem que os outros se apercebam, principalmente o polícia, e o jogo prosegue até que não existam mais vítimas para o assassíno matar.

Carga física:  Sempre que uma vítima morre, ela terá que efectuar uma tarefa física e o polícia acompanha-a nessa tarefa. (ex: 5 agachamentos ou 3 flexões etc.). 

Se o ladrão for descoberto pelo polícia deverá executar o dobro da carga física que os outros jogadores teriam que fazer (ex: se a vítima quando era morta fazia 5 flexões, o ladrão quando é apanhado faz 10).

Estas propostas de jogos para fazer em casa quando não podemos ir brincar e fazer desporto em família no exterior, procuram fazer com que o tempo que passamos em família seja o mais rico possível, mantendo sempre o nosso lema como referência…”Não passe tempo em família, viva tempo em família!

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?