Obesidade Infantil o que fazer?

Obesidade Infantil o que fazer

Obesidade Infantil o que fazer? Causas e tratamentos

A obesidade infantil deve ser falada e discutida e tem que estar presente nas nossas conversas diárias, pois os hábitos das famílias portuguesas estão a levar-nos, a passos largos, para uma sociedade doente!

Como sabemos, todos nós somos o que comemos, o que fazemos com o nosso corpo e o que trazemos como herança genética. A incidência da Obesidade também depende desses três fatores, maioritariamente.

Factores que contribuem para a obesidade

Dos três factores descritos acima existem dois que são fácilmente controláveis, que podemos chamar de factores comportamentais (o que comemos e o que fazemos) o que não conseguimos controlar é o fator genético. 

Por incrivel que possa parecer são os dois primeiros fatores que estão a criar uma sociedade “Bomba relógio”, pois estão a convidar a Obesidade infantil a instalar-se confortavelmente na nossa sociedade, nas nossas casas. 

No que diz respeito ao que as crianças consomem, é assustador verificar que cerca de 90% consome fast food e derivados (refrigerantes) regularmente, se associarmos a este valor, o facto de 75% não consumir a fruta necessária e não beber a água necessária.

Podemos começar a verificar a “bomba” a que estamos a condenar as nossas crianças e concluir que a obesidade infantil vai crescer e manter-se.

Obesidade Infantil em Portugal

No relatório “Health at a Glance 2019” da OCDE divulgado recentemente, coloca Portugal em 9º lugar no ranking mundial da obesidade e excesso de peso infantil, com uma percentagem de 37,1% de prevalência nas crianças entre 5 e 9 anos.

Em primeiro lugar encontram-se os EUA com 43% das crianças nessa faixa etária acima do peso ideal e em último lugar da tabela a Índia com 8%. Aqui ficam os dados!

Obesidade infantil

Estes valores não surgem por acaso, pois a grande maioria das nossas crianças não utiliza o corpo como ferramenta de brincadeira, e mesmo que o quisesse fazer, a nossa sociedade de consumo não lhes permitiria. 

Crianças sedentárias

Quando as crianças estão em média 4 horas por dia em frente a ecrãs (dias escolares) e 7 horas ao fim de semana…. o que podemos esperar que aconteça que não seja ter uma sociedade repleta de seres obesos e com uma alta taxa de incidência de doenças relacionadas com estes maus hábitos que estamos a fomentar nas nossas crianças!!

Obesidade Infantil o que fazer

Por incrivel que pareça os pais das atuais crianças portuguesas, nós, talvez tenhamos sido a última geração que cresceu e brincou sem internet e sem touch screens e estamos a “castrar” os nossos filhos das oportunidades que nós tivemos enquanto crianças.

Porquê? Porque o medo penetrou no nosso pensamento colectivo de pais, é incrivel como temos mais medo de uma esfoladela feita numa queda de bicicleta do que medo de uma psicose que possa surgir devido à elevada exposição a ecrãs e estímulos meramente visuais. Dá que pensar, não dá?

O que é positivo é que para mudar tudo isto não é necessária uma intervenção ao nível de fatores genéticos, basta alterar os fatores comportamentais, e estes são aqueles que temos o poder de alterar. A mudança está nas nossas mãos. Está em cada mãe e cada pai!

Vamos a isso? Vamos inverter estes dados?

Conheça as nossas aulas de Treino em Família

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?