Jogos de verão a batalha de balão de água

balão de água

Com o calor e as férias a chegar, nada melhor do que brincadeiras com água, numa batalha de balão de água 

Os jogos de verão eram no passado criados por todos, aguardávamos o ano inteiro pela chegada do verão para podermos voltar a ser exploradores de todo o espaço que nos rodeava. 

Brincadeiras de verão no antigamente

Lembro-me de procurar nas obras, tábuas grandes para colocarmos na árvore escolhida que servia de prancha para os famosos mergulhos no rio. Por norma, as brincadeiras de verão tinham a água sempre presente.

Naquele tempo tudo o que queriamos era brincar aos nossos jogos de verão e, por norma, não tínhamos adultos connosco. Recordo-me de algumas quedas, joelhos feridos, mas nada que não nos impedisse de à noite voltarmos para a rua para jogarmos às escondidas.

A partir de 1987 começou, a fazer parte das nossas brincadeiras, um pequeno aparelho que apenas um de nós tinha, era um computador 48K. A animação era geral.  Os jogos instalados em cassetes não eram nem de fácil nem de rápida leitura. 

Por vezes, depois de estarmos 5 minutos à espera o jogo simplesmente não funcionava “R Tape Loading Error” penso que era esta a maldita frase que aparecia.

É importante referir que aquele aparelho apenas servia para estarmos entretidos entre as 14h00 e as 15h30, hora de maior calor em que as nossas mães nos obrigavam a estar em casa.

O grupo de amigos reunia-se na casa do único que tinha esta máquina e lá passávamos a hora de calor, sempre ansiosos para podermos voltar para a rua! Hoje a situação parece estar invertida.

balão de água

Hoje quando olhamos para os nossos filhos, sentimos relamente uma enorme nostalgia e uma verdadeira preocupação, pois eles infelizmente já não têm acesso áquele tipo de jogos de verão, e aquela pequena máquina que entretia 7 ou 8 miúdos ao mesmo tempo, tornou-se rainha do tempo das nossas crianças, onde todas elas têm acesso a várias. 

Hoje, infelizmente, é comum estarem 2 ou 3 máquinas disponiveis (contabilizemos telemóveis, tablets, computadores, smart tv…) para apenas uma criança. Realmente preocupante.

Tendo bem presente o “perigo” a que as nossas crianças estão expostas, tentamos sempre estimular os jogos de verão no exterior, propor atividades com água e tentar chamar os amigos dos nossos filhos para participarem.

Vimos assim propor um dos nossos jogos de verão preferidos que costumamos fazer em família e com amigos. Não se preocupem, pois os miúdos vão aparecer molhados, sujos, mas vão divertir-se imenso.

Batalha de Balão de água

balão de água

Número de jogadores: 2 ou mais
Material: balões de água e uma torneira para os encher
Local: jardim, piscina, etc…desde que seja amplo e com lugares para os jogadores se esconderem

Desenrolar do jogo: Criar duas equipas uma será a equipa caçadora e outra a fugitiva, apenas a equipa caçadora terá direito a balões de água, as equipas trocam de função em cada jogada.
O objectivo do jogo é que a equipa fugitiva consiga colocar elementos numa área pré-definida.

No ínicio do jogo a equipa caçadora tapa os olhos e conta até 60, para que os elementos da equipa fugitiva possam fugir, depois quando a jogada se inicia, a equipa caçadora tem 3 minutos para conseguir caçar os elementos da equipa fugitiva, no final desse tempo as equipas trocam de função.

Cada elemento que é caçado conta um ponto para a equipa caçadora, cada elemento que consegue chegar à área pré determinada conta 1 ponto para a equipa fugitiva.
Podem jogar o número de vezes que quiserem, desde que se divirtam e que não “Passem tempo em família, mas vivam tempo em família”.

A APDF Associação Portuguesa de Desporto em Família convida-vos a experimentarem jogos de verão connosco.

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?