Jogos com balões de água. Jogos para se divertir no verão com toda a família e com amigos
Quando os dias estão quentes, nada melhor do que os jogos de verão para nos refrescarmos e divertirmo-nos em família. É assim com o objectivo de nos divertir e de nos refrescar que apresentamos os dois seguintes jogos.
Corrida de Estafetas com Balões de Água
Número de Jogadores: quatro ou mais;
Material: muitos balões de água
Local: amplo, convém o chão não ser escorregadio.
Desenrolar do jogo: Dividir os elementos em duas equipas de pelo menos dois jogadores e não mais do que quatro. Planear um percurso que cada equipa terá que fazer, poderá ser circular ou linear, sendo que cada elemento da equipa terá que percorrer a mesma distância.
Os jogadores devem levar um balão cheio de água de um lado para o outro, percorrendo o percurso pré-definido, sem usar as mãos. Quando chegam ao final do percurso entregam o balão ao colega de equipa que irá realizar o próximo percurso.
Deve segurar no balão, sempre sem utilizar as mãos, ganha a equipa que terminar todos os trajectos primeiro. Caso o balão rebente, a equipa fica eliminada dessa corrida. Podem-se fazer o número e tipo de corridas que se quiser.
Voleibol com Balões de Água
Número de Jogadores: quatro ou mais;
Material: Muitos balões de água, lençois ou algo similar e uma rede ou corda.
Local: área ampla e desimpedida, sem obstáculos. Possibilidade de prender uma corda a uma altura significativa (+/- 1,50m)
Desenrolar do Jogo: A zona onde se vai desenrolar o jogo deverá ser dividida em duas áreas semelhantes, a dividir deverá ser colocada uma rede ou corda em altura elevada. Tal como o nome indica, o objectivo do jogo é lançar o balão por cima da rede, ou corda e fazer com que ele caia na área de jogo da equipa adversária.
Os jogadores não podem tocar no balão com as mãos, apenas podem agarrar um lençol, ou algo semelhante, e através de trabalho de equipa tentarão segurar o balão que é enviado pelo ar pela equipa adversária e depois lançá-lo da mesma forma.
O balão tem que passar por cima da rede, caso contrário é ponto para a outra equipa. Ganha a equipa que fizer primeiro 15 pontos.
Estes são dois jogos muito simples, mas que poderão alegrar bastante as suas tardes de verão e visam em primeiro lugar proporcionar bons momentos em família, tirar as crianças da frente dos ecrãs e de dentro de casa, promovendo atividade física através da brincadeira.
Por intermédio da brincadeira, as crianças desenvolvem-se socialmente, emocionalmente e cognitivamente. Vamos pôr as nossas crianças a brincar mais! Por elas e pela família!
Para a APDF Associação Portuguesa de Desporto em Família, uma das estratégias que utilizamos e defendemos é “Aprender a Brincar e Brincar a Aprender”.