Jogos de verão – Escorrega de Água

Escorrega de água

Juntar o prazer da brincadeira à construção do brinquedo, escorrega de água! 

No verão existem multiplas possibilidades de criar brincadeiras, neste caso vou propor-vos um escorrega de água, mas antes quero partilhar convosco que este tipo de brincadeira sempre esteve presente na minha infância.

Uma das minhas brincadeiras preferidas, juntamente com o meu grupo de amigos, era aproveitar as condições naturais do terreno. Era dessa forma que aproveitávamos um desnível acentuado que existia perto da casa da minha avó.

Um local chamado “Atrás dos Menturos” junto ao Jardim de Santo António, sim no tempo em que os jardins e as suas árvores tinham moradores próprios, que orgulhosamente diziam na escola “eu sou do Jardim de Santo António, eu sou do Calvário, eu do Parque…”.

Hoje passo nesse local e pergunto a mim mesmo “como foi possivel nunca nenhum de nós nos se ter aleijado”, mas tínhamos bem ciente onde estava o perigo e como devíamos lidar com ele. Também sei que adquirimos imensas competências físicas para lidar com o meio envolvente.

A nossa brincadeira era muito simples, e apenas necessitava de um cartão, pois ele servia de trenó, e lançavamo-nos no cimo da ribanceira, até chegar perto do final da mesma.

Escorrega de água

Passávamos tardes, entre jogos de futebol na relva, escalada dos muros do jardim, lutas de todos ao molho, caça às lagartixas e toda uma panóplia de atividades que criávamos para nos divertir.

Hoje venho propor-vos uma brincadeira parecida, mas mais segura, claro. Podem fazê-la naqueles dias mais quentes para que se possam molhar e divertir. Se for possível devem procurar um local com algum desnível, pois vai facilitar.

Como fazer escorrega de água

Número de jogadores: Dois ou mais
Material: um pedaço de plástico oleado, água, fato de banho e fixação para o oleado (objectos pesados)

Desenvolvimento do jogo: Colocque o óleado no chão, certificando-se de que não existem pedras ou outros obstáculos por baixo dele, Molhar o oleado com água (se tiver uma mangueira melhor), e de seguida tome balanço e escorregue.

Esta atividade é bastante divertida, e o facto de se estar a construir um jogo, possibilita às crianças “criarem” uma brincadeira, fomentando a sua imaginação para outras que lhe podem seguir, pois é fundamental estimular a capacidade criativa das nossas crianças, só assim poderemos ter adultos com capacidade empreendedora. 

Para além destes aspectos positivos, o mais importante de todos é que está a criar memórias aos seus filhos, está realmente a dar valor ao tempo que a família passa junta.

Na APDF – Associação Portuguesa de Desporto em Família um dos nossos lemas, que está sempre presenta nas nossas atividades é “Não Passe tempo em Família, Viva tempo em Família.

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?