Peso ideal para cada idade infantil

Peso ideal para cada idade infantil

Saiba qual o peso ideal para cada idade infantil, como identificar, ao certo, a fronteira entre o peso considerado ideal, o excesso de peso e a obesidade infantil

Consulte um pediatra

Definir o peso ideal do seu filho depende de um conjunto de fatores, como a idade, o sexo e a etnia. Por isso mesmo, pode ser difícil avaliar se uma criança tem excesso de peso apenas com recurso a uma balança ou à medição do perímetro abdominal. O melhor é recorrer ao pediatra ou ao médico de família, numa consulta de rotina, para que este especialista possa avaliar o peso do seu filho.

Guie-se pelo Índice de Massa Corporal

Por norma, a referência usada pelos pediatras é o percentil de Índice de Massa Corporal (IMC), a partir das tabelas adotadas pela Direção-Geral da Saúde. Através deste método, o diagnóstico de excesso de peso ou obesidade é relativamente simples.

O Índice de Massa Corporal é calculado a partir da relação entre o peso e a altura da criança. A partir deste valor, é necessário consultar as tabelas da Direção-Geral da Saúde para identificar o percentil de IMC, em função do sexo e idade da criança.

A fórmula para definir qual o IMC Infantil é semelhante à formula do IMC para os adultos.

IMC infantil

Acompanhe a evolução do IMC em casa

Meça a estatura e pese o seu filho com exatidão e periodicamente. Calcule, a partir daí, o IMC da criança e, depois, compare-o na tabela de percentis respetiva, que consta no Boletim de Saúde Infantil e Juvenil. Em caso de qualquer dúvida, contacte o médico da criança.

Vamos ver o caso do Alfredo:

8 anos, media 1,26m e pesava 27kg, o seu IMC era de 17 kg/m2

11 anos, media 1,41m e pesava 45kg o seu Imc era de 23kg/m2

13 anos, media 1,50m e pesava 70kg o seu IMC era de 31,5kg/m2

IMC meninos

Sinais de alerta de excesso de peso: a partir de que idade?

Deveremos desde que os nossos filhos nascem estar atentos ao seu desenvolvimento, sobretudo ao seu peso. Mesmo as crianças abaixo dos três anos podem ser obesas. Lembre-se de que a obesidade infantil está associada ao desenvolvimento de outras doenças, durante a adolescência e idade adulta, como apneia do sono, diabetes tipo 2, hipertensão e fígado gordo.

Quanto mais cedo for diagnosticado o excesso de peso, mais rapidamente poderá começar a implementar hábitos de alimentação saudáveis, com a ajuda do pediatra da criança. Mas cuidado: não implemente dietas e restrições alimentares aos mais pequenos sem consultar um médico, sob o risco de prejudicar o seu desenvolvimento natural.

Associar sempre um programa correto de exercício físico para toda a família!

É também muito importante associar a prática de exercício físico à alimentação saudável para que se possa fazer uma redução de peso mais corretamente. Assim como existem profissionais da saúde e da nutrição que o podem ajudar a estabelecer dietas, também existem profissionais do exercício que o poderão auxiliar a aplicar um programa de exercícios adequados.

Neste contexto a APDF propõe a aplicação de programas de exercícios que envolvam toda a família e que tenham por princípio o método “Brincar a aprender, Aprender a brincar.”

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?