Obesidade Infantil epidemia do Sec XXI é urgente alterar comportamentos

obesidade infantil

Obesidade Infantil, uma doença fácil de evitar, basta alterar comportamentos

Vivemos numa era em que a obesidade infantil e as doenças associadas matam mais no mundo do que a sub nutrição. Só este facto é completamente assustador, se a ele juntarmos o facto de que estamos a sobre-explorar o planeta terra e os seus recursos muito para além das suas capacidades.

Em parte por causa da produção de alimentos, e essa sobre-exploração resulta em grande parte em lixo pois: “segundo os dados de 2018 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, por ano e a nível mundial é desperdiçado cerca de um terço de toda a comida produzida, o equivalente a 1,3 mil milhões de toneladas”

«A obesidade mata. Estamos a criar uma geração de crianças que podem morrer antes dos pais». É assim que Carlos Oliveira, presidente da Associação de Doentes Obesos e ex Obesos, põe o tema em cima da mesa..

A obesidade é uma doença crónica que se desenvolve quando a ingestão calórica excede o consumo energético do corpo. Atualmente, morrem cerca de 1500 pessoas por ano, em Portugal, com problemas relacionados com obesidade. Em 2016, os números apontavam para cerca de 1,4 milhões de portugueses obesos.

Na Europa, uma em cada seis pessoas sofrem de Obesidade

Portugal está entre os cinco países da Europa com mais crianças obesas, juntamente com a Grécia, Macedónia, Eslovénia e Croácia, segundo um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar de ter diminuído a percentagem de obesidade infantil no país, nos últimos anos, os números continuam preocupantes, uma vez que um em cada dez rapazes de 11 anos é obeso.

O sedentarismo e a diminuição da presença de frutas e legumes nas dietas dos mais novos são duas causas importantes que explicam o fenómeno.

De acordo com o COSI Portugal 2019, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), a prevalência da obesidade infantil aumentou com a idade, com 15,3% das crianças de oito anos obesas, incluindo 5,4% com obesidade severa, um valor que é de 10,8% nas crianças de seis anos (2,7% obesidade severa).

A Obesidade não pode ser vista como um problema isolado, pois ela “abre a porta” e convida a “entrar” várias doenças muito perigosas.

Doenças associadas a Obesidade

Obesidade infantil

Desde logo a hipertensão é 2,5 vezes frequente em indivídous obesos do que com peso normal.
A Diabetes, oito em cada dez obesos sofrem de diabetes tipo II. Além disso, ter um perímetro abdominal superior a 100 cm eleva o risco de diabetes em 3,5 vezes, mesmo após um controlo do IMC.

A Asma nas crianças, a probabilidade de desenvolvimento de asma aumenta 55% por cada unidade a mais de IMC, concluíram investigadores da universidade britânica de Bristol.

O Fígado Gordo também chamada “doença hepática gordurosa não-alcoólica” quando surge sem resultar de um exagerado consumo de álcool. O interior das células do órgão é infiltrado por partículas microscópicas de gordura. Não existe medicação para a esteatose e, em cerca de 20% dos casos, o problema evoluiu para cirrose hepática. A prevalência de esteatose, que se situa nos 15%, sobe para 65% entre as pessoas obesas e atinge os 85% nos casos de obesidade mórbida.

A Apneia do Sono, a obesidade é o principal fator de risco da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), A prevalência de SAOS é de 25% nas pessoas com peso normal e de 40 a 45% entre os obesos. Sete em cada dez doentes diagnosticados com SAOS têm excesso de peso.

Obesidade é a 2ª doença das que mais mata

A alteração de comportamentos é a maior forma de combate desta doença, sendo que a Obesidade é a 2ª doença das que mais mata que poderia desaparecer caso os comportamentos fossem realmente alterados.

O excesso de peso e a obesidade são responsáveis por meio milhão de novos casos de cancro por ano – 3,6% da totalidade. As contas foram feitas em 2014 pelo Centro Internacional de Investigação sobre o Cancro, uma agência da OMS. O American Institute for Cancer Resarch atribui ao excesso de peso uma percentagem significativa dos cancros do endométrio (49%), esófago (35%), pâncreas (28%), rim (24%), vesícula (21%), mama (17%) e cólon e reto (9%).

É assim urgente uma alteração de comportamentos, de valores e de prioridades, dar primazia a hábitos de vida saudáveis é sem sombra de dúvidas a melhor maneira de combater esta epidemia, desde logo promover tempos de qualidade, sobretudo em família.

Essa é uma das razões que levam a APDF a promover um programa de exercícios específico para toda a família, associando o desporto ao brincar, Family Fit Desporto em Família Grátis para todos

“Não passe tempo em família, Viva tempo em família”

Desporto em Família Family Fit | 29 Março | Grátis

0.00 

Desporto em Família Family Fit queremos fomentar o ambiente familiar através da realização de atividades e jogos que se centram no brincar ao desporto.

Nesta aula iremos realizar exercícios na forma de jogo onde se irá fazer trabalho físico cardiovascular, através da realização de uma aula de Family Fit Online.

Para nós o tempo de fazer desporto deve ser adequado a toda a toda a família, os nossos professores desenvolvem atividades inclusivas que visam esse mesmo objectivo. Assim esta aula centrar-se-à no trabalho cardiovascular bem como no trabalho de coordenação motora.

Ponto de Encontro: 15h45 ONLINE Página Oficial Facebook APDF
Ínicio da Aula: 16h00
Final da Aula: 16h50

Descrição

Desporto em Família Family Fit

Depois de uma manhã a descobrir tudo sobre o Toiro Bravo na caminhada do Toiro Bravo,  iremos durante a tarde realizar exercícios na forma de jogo onde se irá fazer trabalho físico cardiovascular, bem como fomentar o ambiente familiar através da realização de atividades e jogos que se centram no brincar ao desporto.

Para nós o tempo de fazer desporto deve ser adequado a toda a toda a família, os nossos professores desenvolvem atividades inclusivas que visam esse mesmo objectivo. Assim esta aula centrar-se-à no trabalho cardiovascular bem como no trabalho de coordenação motora.

Desporto em Família | Aula Family Fit | Grátis

Ponto de Encontro: 15h45 Online Página Oficial Facebook

Ínicio da Aula: 16h00
Final da Aula: 16h50

Trazer roupa desportiva confortável, protecção para o sol e água

Sobre o Family Fit

As vantagens de praticar desporto em família

Não raras vezes queixamo-nos de não termos tempo para fazer nada: ler um bom livro, estar com a família ou praticar desporto. E que tal unir o útil ao agradável, juntando, pelo menos, duas destas atividades, praticando desporto em família?

Aproveitar os dias bons para sair de casa, praticar algum desporto e, acima de tudo, passar tempo de qualidade com a família.

Praticar desporto em família, permite não só desfrutar da companhia daqueles que mais ama como também passar aos seus filhos hábitos de vida saudável. Conforme refere Dr. José Diogo Ferreira Martins coordenador de Cardiologia Pediátrica do Hospital Lusíadas Lisboa uma das principais vantagens do desporto em família é “Promover a união entre todos e dar aos pais a oportunidade de educarem os filhos para práticas e hábitos de saúde que eles próprios também desenvolvem”,  lembra ainda que, desta forma, os pais não se limitam “a mandar fazer algo enquanto ficam confortavelmente sentados numa poltrona em suas casas” e esse exemplo “é muito importante” já que se criam também objetivos comuns.

A inatividade física é um dos principais fatores de risco de mortalidade a nível mundial, pois aumenta as probabilidades de padecer de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro, entre outras.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a atividade física como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos, o que gera um consumo de energia. Por sua vez, o exercício físico é uma subcategoria e diferencia-se porque é planificada, estruturada, repetitiva e com o objetivo de melhorar componentes do estado físico.

É muito preocupante que mais de 80% da população adolescente do mundo não faça atividade física suficiente. Para crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos. 

É neste sentido que desenvolvemos o programa gratuito de Aulas Family Fit  para Todos os Sócios APDF onde iremos realizar exercícios na forma de jogo onde se irá fazer trabalho físico cardiovascular, bem como fomentar o ambiente familiar através da realização de atividades e jogos que se centram no brincar ao desporto.

Fonte: Rota Saúde Lusíadas

Informação adicional

Horário

1ª aula: 10h00, 2ª aula: 11h00

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Apenas clientes com sessão iniciada que compraram este produto podem deixar opinião.

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?