Jogos de praia – Desporto em Família

Jogos de praia

Desportos em Família Jogos de praia

Quando está na praia com os seus filhos…opte por descansar de noite na sua cama…
Para muitas famílias ir à praia é sinónimo de estender a toalha, deitar e aí ficar para tempo indeterminado…. levantar um pouco, dar um mergulho e voltar para a toalha, repetindo este “exercício” várias vezes.

Para outros, ir à praia é sinónimo de brincar com os filhos, fomentando a prática de exercício físico, melhorando assim os seus níveis de saúde e bem-estar físico e emocional.

Lista de jogos de praia que pode fazer nos dias de praia com a sua família:

Caminhar na praia

Jogos de praia

Esta simples atividade pode ajudá-lo a perder até 400kcal por hora se for uma caminhada intensa e rápida. Pode também adequar o nível de dificuldade consoante caminhe na areia molhada, dentro de água ou na areia seca;

Corrida na praia

A prática da corrida é uma atividade intensa, caso já esteja habituado a correr, poderá fazê-lo na areia seca, onde é mais difícil e mais desgastante, ou na areia molhada, que é mais fácil. Caso não costume realizar este tipo de exercício, aconselhamos primeiro a alternar períodos de caminhada rápida e corrida lenta, num piso mais duro e direito, tipo o paredão da praia. Uma hora de corrida na praia pode representar um consumo de 700kcal.

Lançamento do Disco

Esta atividade pode não ser muito intensa, mas é muito divertida e vai fazê-lo trabalhar a sua capacidade coordenativa. Quanto maior a distância, maior a dificuldade. Pode optar por incrementar intensidade no exercício através de aplicação de cargas físicas para quem executa um mau lançamento ou uma má receção do disco;

Voleibol de Praia

Voleibol de Praia

Este desporto não é muito simples para crianças com menos de 10 anos, no entanto se adequarmos as regras às capacidades técnicas das crianças será seguro o divertimento e o suor. O voleibol de praia permite-lhe correr, saltar, fazer agachamentos, aumentando assim a circulação sanguínea e o metabolismo do corpo. Pode consumir até 600kcal numa hora a praticar voleibol de praia.

Futebol de praia

Futebol de praia

O desporto rei será sempre uma boa opção para praticar na praia com a sua família, o futebol é muito exigente a nível físico, praticado na areia ainda aumenta a sua intensidade, poderá consumir cerca de 700kcal por hora a praticá-lo.

Ténis de praia

São apenas necessárias 2 raquetes e uma bola para se passarem excelentes momentos a praticar este desporto. Inicialmente as crianças podem ter alguma dificuldade em adquirir a técnica necessária, mas na praia e com muita calma de certeza que o irão conseguir fazer. A praticar ténis na praia desenvolverá a sua capacidade de coordenação, elasticidade e intensificará o seu treino de pernas e braços. Poderá consumir até 700kcal numa hora a praticar este desporto, desde que o faça com vitalidade.

Rugby de praia

O rugby ainda não tem muitos praticantes em Portugal, mas é um dos melhores desportos para praticar na praia se a sua família for muito numerosa, ou se estiver num grupo grande. É uma atividade que envolve muita corrida e resistência, desenvolvendo assim o seu aparelho cardiovascular. Aconselhamos a praticá-lo sem placagens, utilize a regra de tocar com as duas mãos no adversário obrigando-o a passar logo a bola.

Peteca

Este é um desporto que combina voleibol com badminton. Pode jogá-lo sem raquetes e pode ser praticado por duas ou mais pessoas. O objetivo é semelhante ao do voleibol e do badminton, fazer passar a peteca por cima de uma rede e que esta toque no chão do campo adversário. Pode introduzir várias variantes, poder ou não agarrar a peteca vai aumentar e diminuir a intensidade e dificuldade do jogo;

Yoga

Praticar yoga na areia da praia é algo que pode realmente trabalhar a sua flexibilidade e a sua tonicidade muscular, e ao mesmo tempo possibilitar-lhe um relaxamento profundo.

Petanca

O jogo da petanca não é muito intenso, mas é muito divertido e não existe melhor lugar para praticá-lo em família do que na praia, aconselhamos a adquirir bolas coloridas de plástico de petanca, o seu peso é a água que têm dentro, é preferível do que as bolas oficiais em metal.

O mais importante na sua ida à praia com a sua família é que disfrute de momentos saudáveis e que promovam o bem-estar físico e emocional de toda a família, indo assim ao encontro do lema da APDF – Associação Portuguesa de Desporto em Família.

“Não passe tempo em família, Viva tempo em Família”

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?