Exercícios para crianças dos 3 aos 6 anos, a bola pode ser um elemento fundamental no seu desenvolvimento.
A bola é talvez o objeto com maior sucesso do mundo. Claro que esta afirmação é muito discutível, mas existe um facto indesmentível, a bola é um objecto que tem o enorme poder de nos pôr a mexer e a brincar.
Brincar com a bola
Em situação normal, a bola acompanha-nos praticamente desde que nascemos até aos últimos dias da nossa vida. Naturalmente que com influências diferentes, pois se quando somos crianças e jovens ela faz parte direta do nosso crescimento e das nossas brincadeiras, surge também nas matérias lecionadas nas aulas de Educação Física, bem como em grande parte das modalidades desportivas praticadas na juventude.
Já na idade adulta, a companhia que nos faz nem sempre é a mais saudável, mas é indiscutível que nos dá momentos de prazer inesquecíveis.
Hoje propomos 3 exercícios diferentes para realizar com o seu filho. Os exercícios que propomos são ideais para crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Nas minhas aulas de Expressão Físico-Motora são utilizados muitas vezes e com sucesso:
Autopasse
A criança deverá lançar a bola ao ar com as mãos e segurá-la antes dela chegar ao chão. A criança deverá sempre seguir a bola com os olhos e coordenar a posição das mãos consoante a trajectória da bola.
Ressalto de Bola no chão
Com as duas mãos, lançar a bola ao chão e voltar a agarrá-la quando esta regressa ao nível das mãos. Neste exercício a criança deverá manter as costas direitas.
Ressalto da Bola no joelho
A criança deverá segurar a bola com as mãos e os braços esticados para a frente, de forma a poder elevar o joelho e tocar na bola com força suficiente para qua a esta saia das mãos da criança, faça uma trajectória aérea e volte a segurá-la sem que esta chegue ao chão. Este exercício é de elevada dificuldade, as crianças com 3 e 4 anos vão ter muita dificuldade, mas as de 6 já deverão conseguir realizá-lo.
Com estes exercícios podemos brincar com os nossos filhos, pois podemos colocar objectivos para cada exercício ajustando assim o nível de dificuldade às capacidades de cada criança.
É importante utilizar reforços positivos, mesmo que a criança sinta muitas dificuldades ou não consiga mesmo realizar a totalidade do exercício, pois se adequarmos o objectivo à capacidade de cada criança, ela irá conseguir e ficar mais motivada para este tipo de tarefa.
“Não passe tempo em família, Viva tempo em família”