Índice de Massa Corporal – será que estou com peso a mais?

Índice de Massa Corporal

Qual o peso ideal para a minha altura?

Qual o peso ideal para a minha altura? Como calcular o peso ideal para a minha altura, será que estou com peso a mais, obeso? Ou pelo contrário estarei magro e com peso a menos. Essas respostas são dadas pelo IMC

Calcular o Índice de Massa Corporal é simples e rápido. Para isto, você precisa saber a altura e o peso. Para que os resultados sejam precisos, é importante certificar-se de que os números de peso e altura estejam corretos.

Anotadas estas informações, agora é preciso realizar um cálculo matemático no qual se divide o peso da pessoa pelo valor de sua altura elevada ao quadrado. Para exemplificar e entender de uma forma mais fácil o IMC o Professor José Pastoria em parceria com o Treino em Família partilhou connosco o seguinte vídeo.

IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal que serve para avaliar o peso do indivíduo em relação à sua altura e assim indicar se está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do peso desejado.

Estar dentro do peso certo é importante porque estar acima ou abaixo peso influencia na saúde, aumentando o risco de doenças como desnutrição quando se está abaixo do peso, e AVC e enfarte, quando se está acima do peso. Assim, é comum os médicos, enfermeiros e nutricionistas avaliarem o peso da pessoa nas consultas de rotina para verificar a possibilidade de doenças que a pessoa pode estar pre-disposta.

Calculadora índice massa corporal (IMC)

A classificação do índice de massa corporal (IMC), pode ajudar a identificar obesidade ou desnutrição em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Além de saber qual é o seu IMC, esta calculadora também indica qual deve ser o seu peso ideal e quantas calorias você deve ingerir para alcançar a sua melhor forma, e assim melhorar sua qualidade de vida, garantindo o seu bem estar.

Powered by YAZIO

É importante lembrar que os resultados podem apresentar imperfeições e somente um médico ou outro profissional da saúde poderá prescrever exames ou tratamentos baseados nas medidas obtidas no cálculo do IMC.

Aceite a sugestão aulas de Treino em Família

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?