Dia do Animal de Estimação – O Cavalo, forte mas sensível

Dia do animal de estimação

No Dia do animal de estimação, falamos de um animal especial, o cavalo. Um animal forte que possui uma sensibilidade especial para se relacionar com o humano.

O cavalo foi um animal que acompanhou o homem desde sempre na sua evolução, a sua utilização era muito variada, sendo utilizado como meio de transporte, “máquina” agrícola, animal de guerra e de muitas outras formas.

Dia do animal de estimação

Ao longo dos anos a utilização do cavalo foi-se alterando, pois, o homem desenvolveu outros métodos para desempenhar as suas ações, assim a partir da revolução industrial e da introdução da linha de montagem na construção de automóveis a utilização do cavalo como “máquina” tinha os dias contados.

Papel do cavalo na sociedade atual

Atualmente o cavalo é maioritariamente utilizado em vários desportos, desde as corridas de cavalos, os saltos ou os concursos completos de equitação e a dressage, entre outros muitos deles Olímpicos.  O papel que o cavalo tem na sociedade atual vai muito para além desses desportos, o cavalo desempenha um papel importantíssimo naquilo que é a educação dos jovens e também na reabilitação de crianças com diversos tipos de problemas físicos.

Uma das características que destaco nos cavalos é a sua nobreza, apesar de ser um animal de grande porte, é na grande maioria e depois de ensinado, um animal muito dócil que permite a sua utilização para ajudar as crianças a tratarem problemas de saúde, muitas das vezes problemas mentais e/ou comportamentais, a esta variante damos o nome de equitação terapêutica ou hipoterapia.

A ligação dos cavalos à minha Família

O cavalo é para a nossa família, um dos animais preferidos, isto porque como família temos tido o privilégio de, desde sempre, termos acesso a este animal, senti-lo no seu meio natural e em estado selvagem, situação rara nos dias que correm.

Dia do animal de estimação

A sensação de chegarmos ao campo e toda a manada estar habituada à nossa presença e vir-nos cumprimentar é algo simplesmente único e inexplicável. Esta proximidade com este animal permite-nos, como família, passar um dia em contacto com a natureza e desfrutar do meio envolvente ao nosso ritmo.

Dia do animal de estimação

Montar a cavalo é algo único, sentirmos a extensão do nosso corpo através da ligação a um animal tão nobre é algo que nos marca para a vida. Quem tem a felicidade de poder trabalhar com estes animais todos os dias, sente os cavalos como amigos, com personalidades próprias, com gostos próprios e também com medos próprios.

Em tempos tivemos na nossa família um cavalo chamado Comando, era o nosso cavalo de eleição, foi nele que eu e a minha irmã aprendemos a montar. Apesar de termos montado muitos cavalos este foi o que mais nos marcou, pois, uma das suas principais características era querer estar sempre na sua ilha no Tejo bem perto de Benavente.

Sempre que tinha de sair do seu meio, ficava agitado e se alguém o quisesse montar pela primeira vez numa situação dessas, a sua ansiedade fazia-o galopar a alta velocidade com destino à sua ilha e só lá voltava a sossegar. Assim que chegava à sua ilha, já o podíamos contemplar feliz e em liberdade. Confesso que é das imagens mais bonitas que guardo na minha memória.  A relação próxima que eu e a minha irmã tínhamos com ele, mantinham-no calmo, mesmo fora do seu “lar”.  

Equitação em Família, mais do que um desporto...uma experiência

No Dia do Animal de Estimação, leve a sua família a um centro de equitação, experimentar uma aula de equitação com um equitador que é a maneira mais segura e fácil de poder ter a primeira experiência com estes animais, garantimos que irá ser um momento que irá marcar a sua família, pois estes são aqueles momentos que defendemos através do nosso lema “Não passe tempo em Família, Viva tempo em Família”.

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?