Dia Internacional da Vida Selvagem – “Sustaining all life on Earth”

Dia Internacional da Vida Selvagem
Dia Internacional do Animal Selvagem

O Dia Internacional da Vida Selvagem celebra-se a 3 de março. O objetivo deste dia criado em 2013 pela ONU é celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.

Dia Internacional do Animal Selvagem

Um dos programas que mais gostamos de fazer em família é ir para o meio da Natureza e caminhar, andar de bicicleta ou de canoa, o importante é sentir a energia que a natureza nos transmite e ter noção de que essa experiência é uma dádiva, pois infelizmente podemos afirmar que não é garantido que as gerações futuras possam usufruir de uma riqueza que ainda nos é dada a sentir.

São esses os valores que transmitimos aos nossos filhos, e quando a natureza nos oferece momentos em que nos cruzamos com animais selvagens, sejam eles quais forem, é para nós realmente um momento único e feliz.

Dia Internacional da Vida Selvagem

Posso aqui relatar um dos momentos que mais me marcou, numa das muitas vezes em que estou a praticar canoagem, senti uma águia a aproximar-se da canoa e em apenas 2-3 minutos lançou as suas garras ao rio e pescou um peixe, um gesto tão simples mas que me marcou tanto, como me marcam a mim e à minha família todos estes momentos que a vida selvagem nos oferece.

Sendo este um tema que nos é tão querido, decidimos dedicar a ele este texto.

Dia Internacional da Vida Selvagem – Sustentando toda a vida na Terra

A vida selvagem ou o que resta dela, chama pela nossa atenção diariamente, pois talvez este seja um dos momentos mais críticos pelo qual a vida selvagem está a passar. Existe algo que muitas vezes o ser humano esquece… nós somos parte integrante da vida selvagem, se ela está em declínio, então nós, seres humanos, também estamos, por mais que possamos pensar que a vida selvagem é algo estranho que só está em Africa ou longe de nós.

Dia Internacional da Vida Selvagem

É urgente voltar a centrar a nossa energia na natureza, pois estar em contato com a natureza é uma experiência estimulante e energizante para todos. Fazemos parte dela e temos que ganhar consciência de que nosso modo de vida está literalmente a acabar com a natureza e vida selvagem.

Não podemos ser hipócritas ao ponto de assobiar para o lado e fingir que nada se passa, como também não podemos ter um discurso muito bonito e nada fazer, a realidade atual é o efeito dos atos que todos nós, sem exceção, fazemos. E teremos que olhar para as gerações que se seguem e ter a consciência de que a vida, caso não seja feito nada em contrário, vai ser muito mais difícil, pois a natureza está a sofrer e irá fazer-nos sofrer com ela.

Não é de todo o nosso intuito ser alarmistas ou simplesmente pessimistas, pretendemos apenas que as famílias tenham a consciência de que a realidade atual, a beleza natural que nos é oferecida não é de todo um dado adquirido, e que deveremos transmitir o mais possível às crianças de agora, que nós fazemos parte da natureza e temos que nos unir a ela realmente nas nossas práticas diárias com o objetivo de cuidar dela.

Dia Internacional da Vida Selvagem

Uma das ações que deveremos fazer para poder respeitar e admirar a natureza é simplesmente sair de casa e fazer atividades em família ao ar livre, caminhadas, passeios de bicicleta, passeios de canoa, gincanas fotográficas, ou simplesmente brincar ao ar livre.

Dia Internacional da Vida Selvagem – actividades que podemos fazer na natureza

São inúmeras as atividades que poderemos fazer na natureza, elas tornam-se ainda mais importante, pois as nossas crianças estão cada vez mais fechadas em locais urbanos, têm cada vez menos possibilidades de explorara livremente o espaço envolvente dos locais onde estão, porque existem muitos perigos e mesmo que não existissem, a sociedade atual inventa perigos, basta estar atento aos principais canais de televisão portugueses.

Criem jogos de adivinhas no meio natural, procurar sinais de vida selvagem é um jogo realmente muito giro que irá fazer com que as crianças comecem a olhar para o local onde se encontram de uma maneira totalmente diferente, e por vezes quando são premiadas com a presença de algum animal, em primeiro lugar respeitem e depois festejem.

A vida selvagem é uma internet real que estimula realmente os cinco sentidos, bem como um dos aspetos mais importante de todos…o da imaginação e da criatividade das crianças. Como este contacto regular com a natureza acreditamos que as nossas crianças irão envolver-se e cuidar do que de mais nobre temos – o nosso meio ambiente.

O Dia Mundial da Vida Selvagem será comemorado este ano sob o tema “Sustentando toda a vida na Terra“, abrangendo todas as espécies de animais e plantas selvagens como componentes-chave da biodiversidade mundial.

A APDF – Associação Portuguesa de Desporto em Família, aconselha e organiza várias atividades desportivas e recreativas para que todas as famílias desfrutarem da natureza. Deixem as vossas crianças explorar os locais onde se encontram, se caírem… faz parte do crescimento pois são essas quedas que os vão fazer ser mais fortes no futuro.

Para celebrar este dia a APDF, no próximo dia 29 de março irá realizar uma caminhada, a caminhada do Toiro Bravo dando a oportunidade a adultos e crianças de desfrutar de uma beleza incrível. Nesta caminhada propomos  fazer uma pequena incursão pelo reinado de um magnifico animal, o Touro Bravo. 

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?