Caminhada Escaroupim uma aldeia Avieira do Tejo

aldeia Escaroupim

Caminhada Escaroupim uma aldeia Avieira no Tejo, formada em meados dos anos 30 por pescadores oriundos da Praia da Vieira.

A menos de uma hora de Lisboa, encontramos a aldeia do Escaroupim. Ao chegar a Salvaterra de Magos basta seguir as placas que dizem Escaroupim e depois de 10 min de carro pela paisagem de campos de cultivo chega á aldeia. Esta aldeia é uma típica aldeia piscatória, formada em meados dos anos 30, praticamente com um século de existência.

Aldeia do Escaroupim

caminhada Avieiros
Caminhada Escaroupim

Foi criada por pescadores provenientes da Praia da Vieira (na Marinha Grande), que sazonalmente vinham ao Tejo fazer as campanhas de pesca de inverno, sobretudo do sável, procurando no Tejo o sustento para as suas famílias numerosas, num Tejo que era rico em pescado, regressando à Praia da Vieira apenas no Verão.

Com o passar dos anos e o hábito de passar o inverno neste local, muitos destes pescadores acabaram por ficar pelas margens do Tejo, deixando de regressar a casa na Praia da Vieira e assim formaram pequenas povoações piscatórias ao longo do rio. Nestas povoações, as habitações são feitas em madeira, pintadas de cores vivas e alegres e assentes em estacas, de forma a estarem protegidas das frequentes cheias do rio. Cheias essas que hoje em dia, infelizmente, raramente acontecem.

A Câmara Municipal de Salvaterra criou um museu – Casa Típica Avieira – cuja origem resulta das recolhas efetuadas pela autarquia junto da população local, com o intuito de preservar a memória coletiva destes pescadores que um dia deixaram Vieira de Leira e se fixaram nas margens do Rio Tejo.

Casa Típica Aviera

Caminhada Escaroupim
Caminhada Escaroupim

A Casa Típica Aviera é de pequenas dimensões, pintada com cores vivas, assente em pilares devido às cheias do Tejo, o acesso é feito por umas escadas e no seu interior destacam-se três espaços: a cozinha onde o elemento que mais se destaca é a lareira ladeada por tijolos e cheia com terra batida, a mesa das refeições e várias prateleiras completam esta divisão, a sala é a outra divisão onde estão dois baús para guardar roupa, neste espaço dois manequins envergam os trajes típicos dos avieiros, a última divisão são os dois quartos de pequenas dimensões com camas em ferro, por cima dos quartos uma última divisão que serve de sótão para guardarem os materiais relacionados com a pesca.

O famoso escritor Alves Redol definiu estes grupos de pescadores como “nómadas do rio”, pois eles representaram uma das mais interessantes migrações a que Portugal assistiu.

Nesta pequena aldeia também se encontra o Restaurante O Escaroupim, que é um excelente local para almoçar e desfrutar de uma boa refeição, com uma vista excelente sobre o rio e muita tranquilidade envolvente.

O Restaurante o Escaroupim, destaca-se pela cozinha tradicional portuguesa e fica localizado ao lado das casas típicas de Avieiros. Com o Tejo em pano de fundo, as entradas podem ser tarte de caça, uns cogumelos recheados ou uma farinheira frita. Se a sua visita for na época das enguias, estas são servidas em fricassé, em caldeirada, em ensopado ou fritas (e servidas com arroz de feijão). A perdiz estufada é uma boa sugestão nas carnes. As sobremesas são variadas e uma verdadeira delícia!

Na Caminhada Escaroupim, vamos conhecer esta aldeia e caminhar aproveitando toda a zona envolvente?

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?