fbpx

Coronavirus (COVID – 19) A Importância do Exercício Físico em Casa

Coronavirus (COVID – 19)
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A pandemia do CoronaVirus (COVID – 19) está a abanar todo o nosso modo de vida como seres humanos sociais.

Coronavirus (COVID – 19) está a fechar em casa famílias inteiras que têm de conviver 24 horas por dia em permanência. Salvo raras exceções de alguns heróis que ainda continuam a trabalhar e dos momentos em que temos de ir ao exterior para ir buscar os bens de primeira necessidade, a permanência em casa é, e deve ser total.

Coronavirus (COVID – 19)

Neste momento ainda não temos o conhecimento e a experiência suficientes para podermos retirar qualquer conclusão relativa aos danos que esta mudança súbita possa provocar no nosso modo de vida individual e coletivo. Existe algo que é inegável, nada vai ficar como dantes, pelo menos nos tempos mais próximos.

CoronaVirus (COVID – 19) uma nova realidade

A nossa realidade mudou, existe um novo modo de vida e é com ele que temos que nos adaptar nos tempos mais próximos. Em todo o caso este momento, apesar do governo ter decretado Estado de Calamidade Pública, não é tão grave como se de uma guerra armada se tratasse, o inimigo não é o nosso semelhante, mas sim um ser invisível que pode estar em todo o lado, mas que não desperta violência ou outras formas de expressão do ser humano. 

Um facto que esta situação está a provocar é o despertar de valores importantes e que nos últimos tempos estavam cada vez mais escondidos, a partilha, o respeito, o amor ao próximo e principalmente a aproximação das famílias, estão a florescer neste momento.

Coronavirus (COVID – 19)

Talvez me arrisque a dizer que vivemos na melhor era possível para conseguir transpor esta crise, pois as tecnologias permitem trazer para dentro da nossa casa quase toda a realidade exterior, é por esse facto que o Teletrabalho poderá ser um dos grandes alicerces da nossa economia nos próximos meses. !

E são essas mesmas tecnologias que permitem a comunicação e a aproximação entre todos, para que possamos dizer “Não Estamos Sozinhos”

No entanto é fundamental conseguir manter corpo e mente sã, o nosso, o das nossas crianças e o dos nossos pais, para que os bons princípios humanos possam prevalecer e estarem sempre presentes.

O Exercício Físico, bem com as outras atividades lúdicas, como a música, o contador de histórias, os jogos familiares, e muitas outras, podem ter um papel fundamental na manutenção de uma boa saúde mental e física da população. Estas atividades estão a ganhar espaço através do teletrabalho, e é de facto gratificante, verificar que a grande maioria dos profissionais e professores do exercício físico, das expressões e da música, estão a conseguir adaptar-se a esta nova realidade e partilharem todo o seu conhecimento.

Adaptação ao "Mundo Online"

É muito importante que a entidade ou pessoa que transmite as aulas seja alguém familiar pois é totalmente diferente “entrar” pela nossa casa, o nosso professor de Educação Física ou do ginásio, ou de Música ou de Expressões, do que um desconhecido.  Este conhecimento, esta ligação ao outro que está por detrás do ecrã irá manter o espírito de comunidade presente, aspeto fundamental num momento em que estamos todos isolados em casa, mas que não estamos sozinhos pois a comunidade está lá.

As escolas deverão realmente promover o teletrabalho através da presença do professor e não apenas da prescrição de trabalhos de casa. A presença do professor mantém o vínculo do aluno e da turma, mantém a identidade, facto fundamental nesta crise.

Sala Skype APDF o Plano B

Na APDF começámos a prever este cenário há algumas semanas, e alteramos completamente o nosso foco, que se centrava nas atividades desportivas familiares no exterior. Alteramos o foco para uma realidade em que a família está junta 24 horas por dia confinada à sua casa.  Neste contexto criamos várias atividades que visam aproximar as famílias e mantê-las ativas, atividades estas totalmente gratuitas.

euficoemcasa

Criámos um calendário de aulas online, para que possam escolher que atividade realizar e que horário escolher. A par disso criamos uma sala de Skype APDF onde iremos desenvolver momentos familiares lúdicos, desde concursos de anedotas, cantigas, sabedoria geral e até mesmo a possibilidade de existirem explicações via Skype, basta para isso que nos contactem para o efeito.

CoronaVirus (COVID – 19) Permanência em Casa, Elaborar um horário é fundamental

É importante referir que a elaboração de um horário é fundamental, pois as crianças têm as suas próprias rotinas que as mantêm seguras e motivadas. Para além deste facto é uma vantagem para nós, pais na nossa gestão diária do tempo, ajudando a evitar o excesso de horas das nossas crianças em frente à televisão, Youtube e afins. Nas atividades da APDF, nesta fase estritamente online, temos a vantagem de fomentar as relações e contactos sociais mantendo o distanciamento exigido.

Por último relembramos a importância do exercício físico neste momento, é fulcral manter a mente e o corpo saudáveis, e sem dúvida que a prática do exercício físico é um enorme aliado para o conseguirmos.

Esta é uma era em que não devemos apenas passar tempo em família, mas sim Viver Tempo em Família.

Conteúdos Artigo

Parcerias

Precisa de Ajuda?