fbpx

Dia do Pai – Um Dia muito especial para mim

Dia do pai
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Dia do Pai é um daqueles dias que para mim sempre foi importante pois é dedicado a uma pessoa que teve uma influência sobre mim verdadeiramente espectacular, se hoje sou o que sou, agradeço aos valores que o meu pai me transmitiu, sem dúvida que fizeram de mim uma melhor pessoa.

Valores transmitidos pelo meu Pai

O respeito pelos outros, o saber ouvir, o saber estar foram sem dúvida aspectos transmitidos pelo meu pai. Mas a forma como respeitava e tentava ajudar os outros foram realmente um exemplo para mim, onde o ser idoso tinha sempre que passar em primeiro e ocupar o nosso lugar se fosse necessário, onde a delicadeza era sempre a forma de tratar uma mulher, eram comportamentos normais.

O meu pai sempre me mostrou o que eu precisava de ver e não apenas o que eu queria ver, e este facto fez toda a diferença, mostrou-me que os deveres são tão ou mais importantes que os direitos, mostrou-me que que o presente não é perpétuo, nada é garantido, e a forma de melhor nos prepararmos é ter noção dessa realidade. Estes também são valores que tento transmitir aos meus filhos, prepara-los para o futuro, não lhes entregar o peixe, mas sim ensinar-lhes a pescar.

Existe um valor que teve uma influência  maior do que todos os outros, e que hoje faz parte de mim e do meu modo de vida e de toda a minha família, o respeito pela natureza e tudo o  que a ela está ligado, desde saber apreciar uma linda paisagem, dar de comida a um cão esfomeado, dar uma festa a um cavalo, de saber que a natureza tem o seu próprio ritmo e que deve ser respeitado e admirado como tal. E hoje com a crise que estamos a passar ainda faz mais sentido este valor.

Dia do pai

Este dia ganhou outro valor para mim a parir do nascimento dos meus filhos, é incrivel a velocidade em que tudo se trasnforma, ontem eramos nós a fazer na escola as prendas para os nossos pais, e hoje estamos a receber com um forte abraço o amor dos nossos filhos através de objectos simples que ganham dimensão gigante, tal é o amor que eles transmitem.

Ser pai assusta, mas assusta mais mais não o conseguir ser, pois o mais importante como pai é estar presente, dar segurança através de um amor incondicional e de uma autoridade consciente.

Ser assertivo, ajudar a transferir competências não tomando o lugar do outro, pois é muito tentador ajudar mais do que eles precisam, e por vezes é dificil ter a consciência dessa diferênça. Pois uma ajuda exagerada na infancia poderá transformar-se numa falta de preparação na idade adulta, e isso é tudo o que nós não queremos.

A dúvida de fazer bem ou fazer mal vai estar sempre presente, procuramos a receita que serve para todas as situações, mas ela não existe nem nunca irá existir. Talvez aquilo que considero mais perto dessa receita seja o bom senso, bom senso de relativizar as acções aos contextos,  bom senso de manter sempre uma comunicação de duas vias e não apenas de uma. 

Ter sempre com a consciência de que por vezes irão existir momentos em que o nosso filho precisa que alguém lhe mostre o caminho mais correto, e depois dizer-lhe simplesmente….és tu que decides, mas a tua decisão terá sempre consequências, quer sejam boas ou más.

Importa aqui enaltecer os pais de coração, que podem não ser os pais biológicos, mas que são efectivamente os pais em toda a essência da palavra, pois pai não é apenas aquele que biologicamente transferiu uma célula para a mãe, pai é aquele que transfere o seu amor diariamente ao seu filho, que está presente, que se preocupa, que abdica de tudo se for necessário para socorrer o seu filho.

Não posso deixar de aproveitar esta oportunidade para agradecer ao meu pai por tudo o que ele me transmitiu, pela pessoa que ele fez de mim. Obrigado e muitas força pai nesta hora tão difícil!

Ideias para Fazer no Dia do Pai:

1 –Brinque com o seu filho, imaginesse um cowboy e persiguri indios, salte por cima do sofá, esconda-se dentro de um armário, marque um golo na porta da varanda, brinque e abrace o seu filho, pois essa é a sua maior riqueza.

2 – Veja um filme de desenhos animados com ele, com um enorme balde de pipocas à frente, aventurem.se na cozinha e preparem um almoço diferente, sem medo de sujar as mãos, a bancada, pois neste momento tempo é algo de que dispomos com fartura.

Conteúdos Artigo

Parcerias

Precisa de Ajuda?