Mindfulness & Pilates em Família

Mindfulness

Mindfulness, um processo de atenção plena.

A família é um espaço privilegiado de partilha da alegria, da harmonia, da criatividade, da bondade e da gratidão. É também um espaço onde, adultos e crianças, podem aprender e evoluir ao mesmo tempo a ritmos diferentes, unidos pelo Amor.

É um espaço onde o papel do adulto educador é o de proporcionar às crianças experiências diversificadas e enriquecedoras, com o objetivo de desenvolverem a sua autoestima e ao mesmo tempo as suas qualidades e capacidades.

Se aquilo que atrás descrevemos não é o que ocorre na tua família, ou se o é, mas ainda assim queres ver todos os aspetos mencionados a manifestarem-se de uma forma mais presente, o Mindfulness pode ajudar-te e ajudar a tua família a crescer em conjunto e a cada um individualmente.

Mindfulness

Mindfulness

O Mindfulness é um processo de atenção plena, que visa ensinar a viver cada situação ou experiência da vida de cada um ou da família, a partir desse estado, criando no mundo interno de cada um estado de paz e harmonia, gerando no mundo da família um verdadeiro estado de Magia.

Aqui usamos técnicas que incluem: A arte de Ser um Contador de Histórias, Musicoterapia, arte Terapia, Jogos interativos, Expressão Corporal Criativa, Yoga e Pilates com adaptação para crianças, a arte de respirar conscientemente, a arte de saber escutar, a arte de crescer brincando e a arte de Sentir.

Sabias que Josefh Pilates dizia:

“A saúde é um estado normal. É um dever não só obtê-la como conservá-la “.

Pilates

Mindfulness

No Pilates assume-se o controlo total do movimento do e no corpo enfatizando o trabalho de todos os músculos do corpo, de uma forma equilibrada e enquanto nos tornamos consciente da sua ligação com a respiração e a mente.

O Pilates surgiu inicialmente com o intuito de ajudar bailarinas e outros atletas que por via das suas atividades desportivas necessitavam de realinhar, equilibrar, corrigir a sua postura e tratar de lesões.

O Sedentarismo

Hoje em dia verificamos que a maioria da população portuguesa e não só, vive com essa necessidade, a dor crónica tornou-se presença habitual no corpo das populações por via do sedentarismo.

O elevado número de horas na posição sentado, pelo uso regular das novas tecnologias e por muitas outras razões, que não fazem mais do que gerar filas de espera nas clínicas de fisioterapia e afins. 

A forma como tratamos o nosso corpo define a forma como nos sentimos e o Pilates é sem dúvida uma das atividades da atualidade que mais pode ajudar qualquer um a ultrapassar um estado de dor ou desconforto crónico ou pontual.

Os seus princípios são a coordenação, a concentração, o alinhamento, a respiração, o centro ou energia do centro e a descontração. Imagine agora a sua vida a fluir também ela, com base nestes princípios.

Destacamos a importância de juntar a família, pois se cuidamos de nós também queremos cuidar dos nossos e ensiná-los desde tenra idade a manter a qualidade da sua saúde.

As palavres de ordem são saúde, vitalidade, alegria, conforto e a sensação de bem-estar!

Artigo de José Carlos Tomar

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?