Jogos para festas de aniversário para crianças e adultos

jogos festas de aniversário

Jogos para Festas de aniversário onde todos brincam são muito mais divertidas!

As festas de aniversário podem ser atividades muito giras, onde as crianças se divertem bastante, mas onde muitas vezes os adultos apenas fazem corpo presente, ou até mesmo o papel de taxi de ir levar e ir buscar as crianças.

Penso que esta é uma realidade que já todos vivenciaram, e não existe nada de estranho nela, mas será que é mesmo necessário ser assim?

festas de aniversário

Nalgumas das festas de aniversário,  os adultos já se conhecem bem, sendo mais fácil criar um contexto onde se pode criar um jogo onde todos participam, contudo existem muitas outras onde os pais não se conhecem ou não têm muito à vontade entre si, existem técnicas e ideias que podem ser aplicadas para contrariar esse facto.

Qual é a forma mais fácil e mais eficaz de colocar pessoas dentro de um grupo a falar entre si e a partilhar experiências de uma forma informal e alegre?

Na nossa opinião, uma das melhores maneiras para atingir esse objectivo é a brincar, sendo assim aquilo que propomos é planear vários momentos de brincadeira em conjunto.

O que propomos é que utilize brincadeiras simples, que todos compreendam, crianças e adultos. A primeira coisa a fazer é escolher os jogos a utilizar, a segunda é planear em que momento da festa de aniversário os irá aplicar, e também a forma como irá elaborar as equipas.

Para elaborara as equipas propomos que tenha 2 recipientes com nomes de equipas (ex: equipa do jogo da apanha, ou equipa da brigada do reumático, equipa dos pestinhas, etc…), um dos recipientes será para os adultos, o outro para as crianças, de forma a criar equipas equilibradas.

Assim que os convidados chegarem à festa deverão retirar o seu papel de dentro do respetivo recipiente de forma a começar a criar as equipas. Assim que todos os convidados tiverem chegado, as equipas estarão definidas. 

Vamos propor três jogos para festas de aniversário muito simples:

Jogo do STOP

Material: papel e canetas
Regras: Cada equipa terá uma folha e uma caneta, na folha virá uma tabela com linhas para preencher, a cada coluna se dará um tema (nomes, paises, terras, animais, cores, frutos, marcas, verbos, etc…). A equipa deverá depois preencher as linhas com palavras que comecem com determinada letra.

A letra de inico de cada palavra será definida da seguinte forma: O juiz diz em voz alta “A” e depois segue o abecedário em voz baixa, até que um elemento da equipa determinada dia STOP, a letra em que o juiz ia será a letra utilizada para esta jogada.

O jogada só se inicia com a ordem do juiz, e terá a durzação máxima de 1 minuto, ou terminará quando alguma equipa disser STOP, após preencher todas as linhas. Assim que se disser STOP todas as equipas deverão terminar imediatamente a caneta e levantar o papel.

A pontuação será feita da seguinte forma. Por cada palavra certa a equipa ganha 1 ponto, caso apenas uma equipa tenha escrito uma palavra numa das colunas, ganhará 2 pontos. Podem fazer-se o número de rondas que se desejar, desde que todos participem.

Jogo da Mímica

Para a preparação deste jogo deverão ser preenchidas várias folhas de papel (carta), onde em cada uma delas irá descrito 5 tipos (ou mais) de acções, objectos, personagens, paises, desportos, profissões ou animais.

Depois deverá baralhar e colocar tudo num baralho único. Joga uma equipa de cada vez, um dos elementos da equipa deverá retitrar uma carta

Depois apenas utilizando a mímica, deverá interpretar o que a carta tiver escrito para que os restantes membros da equipa tentem adivinhar. Cada jogada terá a duração de 1 minuto. Podem fazer-se o número de jogadas que se quiser até terminar o baralho.

Jogo do Desenho

Este jogo é semelhante ao anterior, mas em vez de se utilizar mímica será utilzado desenhos para se tentar adivinhar os temas das cartas.

Estes são jogos para festas de aniversário muito simples, onde todos podem participar, estes podem ser momentos em que as crianças e os pais estão juntos a brincar, juntamento com os seus amigos.

Muitas vezes, nós adultos não conseguimos medir a importância deste tipo de acções junto dos nossos filhos, mas são memórias que ficam para sempre.

A APDF Associação Portuguesa de Desporto em Família tenta sempre criar situações em que o nosso lema esteja sempre presente, “Não passe tempo em Família, Viva tempo em Família.

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?