Geocaching – Desporto em Família

geocaching

Geocaching, a caça ao tesouro para toda a família

O que poderá relacionar a parte de trás de um sinal de trânsito no centro da vila de Mora, um banco de areia no meio do Tejo junto a Salvaterra, a gruta da lagosteira na Ilha das Berlengas, o Panteão Nacional em Lisboa, a Ponte Marechal Carmona em Vila Franca de Xira ou uma antiga casa do guarda fiscal perto de Quintanilha Bragança?

Todos estes locais têm algo que os geocachers procuram….

geocaching, é a caça ao tesouro dos tempos modernos onde o objectivo é encontrar geocaches através de coordenadas GPS.

Essas geocaches, os tesouros estão por todo o lado e são normalmente pequenos recipientes (até mesmo tupperwares) ou objectos (botas, a búzios de plástico, caracóis inanimados ou parafusos falsos).

Este “desporto” surgiu em 2000, o ano da criação do website oficial do geocaching por Mike Teaguet, e tem atualmente mais de seis milhões de geocachers em todo o mundo.

Em Portugal estima-se que existam cerca de 40.000 caches ativas.

geocaching

Como participar em Geocaching

Se toda esta linguagem é uma novidade para si, convém referir que participar nesta caça ao tesouro é muito simples, , pois basta registar-se no site www.geocaching.com .

Crie um perfil e preparar-se para entrar num novo mundo, pois uma das coisas que o geocaching oferece é a possibilidade de visitar locais que nunca imaginaria explorar.

Após a criação do seu perfil, deverá usar as coordenadas de GPS das caches para as poder encontrar, no mapa que existe no site, todas as caches estão sinalizadas, tendo cada uma delas uma página própria. 

Após a encontrar e colocar o seu nick name na cache física, deverá na sua página registar-se, e o “controlador” da cache irá certificar a sua descoberta. Este é o principio do jogo.

O que torna o Geocaching uma atividade tão rica

O que torna o Geocaching uma atividade tão rica é o facto de todos poderem procurar os tesouros, mas também todos poderem criar novas caches.

Imagine um local que conhece e que tem uma particularidade qualquer, tanto pode ser a sua beleza natural, histórica, cultural, ou qualquer outra.

geocaching

Pode criar uma cache e colocá-la nesse local, desde que mantenha a cache ativa, ou seja, terá que periodicamente “visita-la” e certificar os outros jogadores que a tenham descoberto.

Este facto possibilita a quem joga ir a locais simplesmente fantásticos e totalmente fora do “contexto” normal, podemos imaginar a alegria dos nossos filhos ao descobrirem os tesouros e colocarem a sua assinatura na folha da cache.

Para se descrobir algumas caches temos que decifrar autenticos enigmas, cifras, mapas, e muitas outras tarefas. Esta é uma atividade ideal para se fazer em família, tal como nos diz Carlos Monho numa entrevista ao jornal O Público:

Para Carlos Monho, técnico comercial, 45 anos, de Cascais, já viajou a pretexto do geocaching.

“Para Espanha e França, essencialmente”, conta. “O que me agrada nesta actividade é o convívio que conseguimos ter quando saímos em grupo e os locais que temos a oportunidade de descobrir”. 

Relata, sem deixar de notar que, outra vantagem destas caças ao tesouro, passa por ser “uma actividade para a família”.

“Pratiquei BTT e ia sozinho. Agora, com o geocaching  vou com a minha mulher e os meus dois filhos”, acrescenta.

Na APDF, o Geocaching é uma atividade que gostamos muito de fazer e de promover, pois está totalmente alinhada com o nosso lema, “não passe tempo em família, viva tempo em família”.

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?