Se um dia a corrida se unir à ecologia…isso é Plogging
O Plogging realizou-se pela primeira vez na Suécia em 2016, a partir de 2018 começou a expandir-se para outros paises. A palavra é estranha: resultou da junção das palavras em inglês jogging e em sueco plocka upp. O resultado? Plogging – uma nova tendência do fitness que, além dos músculos, trabalha o civismo.
O Plogging talvez seja o desporto mais fácil de explicar, imagine o trajecto que costuma fazer na sua corrida diária, pois bem, basta levar consigo um saco do lixo e tentar enchê-lo nesse mesmo trajecto, fácil, infelizmente nos dias que correm deve ser bastante difícil.
Como realizar Plogging
Para se realizar plogging, tal como na corrida basta uns bons ténis, vestuário adequado e sacos do lixo, depois basta começar a correr e ir apanhando o lixo que se vai encontrando.
Esta atividade pode ser feita em família, aliás deve ser feita em família, pois os valores ecológicos que transmitimos aos nossos filhos estão aqui bastante presentes, ainda para mais numa era em que as políticas ambientais são tão importantes e estão na ordem do dia.
Poder juntar estes dois mundos, o da prática desportiva ao da ecologia é realmente uma acção que só traz benefícios, tanto a nós como família, como a cada um individualmente, como ao mundo de uma forma global.

Beneficiários do Plogging
Segundo a aplicação sueca de saúde Lifesum, um utilizador comum gasta em 30 minutos uma média de 330 calorias aproximadamente a praticar este exercício. Além de correr, os adeptos ao plogging realizam outros movimentos como a flexão das pernas ao recolher o lixo que foi atirado para o chão, aumentando assim a intensidade do exercício físico.
Ao fazer esta atividade em família poderá optar por fazê-la através de uma caminhada, para que se torne adequada a todos os membros da família, deve optar por locais naturais, como praias, serras ou parques.
O lixo recolhido deverá ser reciclado ou até mesmo reaproveitado para a construção de materiais que possam ser aproveitados nas mais variadas funções.
Poderemos durante a atividade ir apanhando o lixo e colocá-lo em diferentes recipientes, para que a sua posterior reciclagem seja mais fácil, acreditem que infelizmente vão ficar espantados com a quantidade de lixo existente.
O Plogging mais do que um desporto, pode vir a ser um novo conceito de método de aquisição de matéria prima para ser posteriormente reaproveitada.
A APDF – Associação Portuguesa de Desporto em Família, reve-se completamente neste conceito, e propõe que seja feito em família, “Não passe tempo em família, viva tempo em família”, todos ganham.