Qual deve ser o nosso peso ideal?

peso ideal

Será que existe mesmo um valor de peso ideal?!

Como sabemos as balanças estão na ordem do dia, é incrivel analisar como as sociedades mudam e como também mudam o conceito de beleza, só assim se explica que os quadros dos séculos anteriores que mostram mulheres belas…mostrem mulheres com níveis elevados de gordura, essa era a beleza do passado….

Hoje, no mundo ocidental o conceito de beleza do corpo está intimamente relacionada com o peso do nosso corpo, e infelizmente, mais do que por causas de saúde, são as causas estéticas que fazem com que esta pergunta surja tantas vezes… ”Qual o meu peso ideal?

Índice de Massa Corporal

O peso do nosso corpo depende efectivamente da constituição corporal, ou seja, depende dos ossos, dos músculos, dos tendões, dos órgãos e da gordura acumulada. Então convém em primeiro lugar explicar que o peso ideal é uma relação entre dois valores, a nossa altura e o peso do nosso corpo.

Existe uma fórmula que a OMS (Organização Mundial de Saúde) utiliza para diagnosticar obesidade e subnutrição, que é o  – Índice de Massa Corporal, que corresponde ao valor do nosso peso a dividir sobre a altura ao quadrado, o valor que resulta dessa fórmula irá ser analisado consoante a tabela abaixo.

Peso ideal
peso ideal

O IMC é uma forma muito simples de verificar a relação entre o peso e a altura, mas não é infalivel, aliás longe disso. Basta para isso analisar um halterofilista, que provavelmente irria ter valores de IMC muito elevados, mesmo ao nível da obesidade. Será um halterofilista um obeso?

Claro que não, a razão pela qual o IMC falha nestes casos deve-se ao facto do IMC não ter a capacidade de diferenciar o tipo de tecido e apenas trabalhar com valores absolutos. É importante ter esta noção, pois existem métodos complementares para se diagnosticar a % de massa gorda presente no nosso corpo.

Concluímos então que não existe um peso ideal para o nosso corpo, mas sim um intervalo de peso ideal e que temos sempre que ter em linha de conta o tipo de tecido, que por si só o valor absoluto do peso não é suficiente para diagnosticar a obesidade.

Pode ajudar bastante a esse diagnóstico e em casos de valores muito elevados, fazer um primeiro rastreio sendo sempre necessário o acompanhamento por profissionais da saúde, nutrição e exercício físico.

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?