Desporto Infantil faz bem e o comportamento dos pais faz mal

Uma possível razão para o abandono precoce do desporto infantil pode ser o comportamento dos pais, pode ser realmente um problema para os jovens atletas.

Das coisas que mais nos entristece, enquanto praticantes e profissionais, é sentir uma criança infeliz na prática desportiva. Infelizmente já me aconteceu algumas vezes.

Comportamento dos pais

Como atleta tive colegas que sentiam medo de falhar pois sentiam que não eram apenas eles que falhavam, mas sim os seus pais, e como treinador vejo crianças a olharem constantemente para a bancada à procura de uma aprovação por parte dos pais.

Todos nós ficamos chocados e envergonhados quando num jogo de minis de andebol, ou de sub 7 no futebol ou noutra modalidade qualquer, ouvimos os gritos de pais e mães a chamarem nomes aos árbitros ou aos colegas dos filhos que não passaram a bola ao seu potencial Cristiano Ronaldo. 

Podemos agora imaginar como se sentirá a criança ao ver os seus pais a fazerem aquelas figuras? Que tipo de mensagem será aquela, que valores serão aqueles?

Pressão nas crianças

Desporto infantil

Comportamentos destes geram uma enorme pressão junto das crianças, podendo levar a encarar a modalidade desportiva como uma “inimiga”, como algo a evitar, provocando até o abandono precoce do desporto.

Muitas vezes, os pais que têm este tipo de comportamento olham para os seus filhos como extensão de si próprios, vendo no desempenho desportivo dos filhos, o seu próprio sucesso / insucesso individual.

Existem casos de comportamentos extremos, exemplo disso foram situações nos Estados Unidos onde pais hipotecaram as suas casas para que os filhos pudessem frequentar as melhores academias de determinadas modalidades, entre elas o Ténis. 

Se nos colocarmos na pele daquelas crianças e imaginarmos a pressão que estas sofrem caso pensem em desistir da modalidade, é assustador. Pois existe sempre a “sombra” e o “peso” de que os pais hipotecaram a sua vida em função da carreira desportiva dos filhos.

Não queremos com isto dizer que a entrada na alta competição não carece de sacrifício, entrega e comprometimento no treino e na estruturação de prioridades. 

Claro que sim, nenhum campeão surge sem esforço e sem abdicar de muitos momentos de vida que deveriam ser vividos nas idades certas, mas a dedicação à prática desportiva não permitiu que assim o fosse. 

Percurso no desporto infantil

O que pretendemos alertar neste artigo é o facto de que o percurso desportivo de qualquer criança ou jovem dever ser gerido com bom senso e que não se deve colocar uma pressão exagerada nos seus desempenhos, pois isso pode levar à frustração e ao abandono.

O comportamento dos pais dos jovens atletas deve ser o mais positivo possível, permitir o erro sem o valorizar em demasia vai fazer com que este seja utilizado como estímulo para o seu próximo desempenho ao invés de elevar-se o medo de falhar. Os campeões não têm medo de falhar.

Em ultima análise podemos referir que os atletas geniais, os Cristianos, os Messi, os Michael Jordan, os Bolt, todos esses grandes nomes do desporto se divertiam, tinham prazer naquilo que estavam a fazer, todos eles mostram um brilho nos olhos de amor à sua profissão, apenas assim será possível atingir o sucesso.  

O Sucesso pode ser diferente para cada um de nós, existem os que trabalham para conquistar troféus e taças, para outros o sucesso passa pela sua superação pessoal, e para alguns passa pelo sorriso no final do treino.

Todos têm direito a ser apoiados pelos seus pais e treinadores, pois o mais importante é educar seres humanos, só depois vem a preparação do atleta.

Na APDF – Associação Portuguesa de Desporto em Família defendemos uma pedagogia que privilegie os momentos lúdicos que se passam em família bem como a utilização de brincadeiras para promover as aprendizagens, indo ao encontro do nosso lema “Brincar a aprender e aprender a Brincar”.

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?