Qual o melhor Desporto para crianças?

Desporto para crianças

Desporto para crianças, Modalidade coletiva ou individual, outdoor ou indoor?

Uma questão que parece muito mais difícil do que realmente é. Para responder, poderíamos terminar já este artigo afirmando que se deve escolher a modalidade que o nosso filho mais gostar e nós devemos apoiá-lo sempre nessa escolha, mas por vezes pode não ser assim tão simples.

Quando nos perguntam, que desporto escolher para o meu filho, defendemos que a natação deveria ser “obrigatória” por uma questão segurança e até de sobrevivência e quanto mais cedo as crianças tiverem contacto com o meio aquático, melhor.

Ensine o seu filho a nadar

Desporto para crianças

Não tenha dúvidas, ensine o seu filho a nadar. Depois disso ou em simultâneo com a natação experimentem outras modalidades de forma a verificar qual delas o seu filho prefere. 

Esta segunda escolha deve ser feita sempre em conjunto com a criança e não resultar de uma imposição.

Podemos dividir o desporto em dois grandes grupos, o individual e o coletivo e cada um desses em diversas modalidades, cada uma delas com características próprias.

Modalidades Individuais

Nas modalidades ditas individuais, o seu filho não irá fazer desporto sozinho, mas o seu desempenho irá depender diretamente da sua preparação e entrega, pois caso falhe não existe hipótese de um companheiro o poder ajudar.

As modalidades individuais, sejam elas de combate, atletismo, natação ou ginástica, solicitam muito espírito de sacrifício do atleta. 

A sua entrega ao treino, a sua disciplina em cumprir tarefas e objectivos dentro de um plano bem definido de datas e competições, isto claro, numa fase mais evoluída da modalidade.

Modalidades coletivas

As modalidades colectivas exigem uma socialização maior e uma entrega ao grupo, fomentando o espírito de equipa. Poder partilhar momentos de vitória e de derrota faz com que se criem vínculos muito importantes entre as crianças e jovens.

Nas modalidades colectivas existem confrontos importantes entre os membros da equipa, que vão criar hierarquias que possibilitam a existência da harmonia no grupo, sempre com a gestão pedagógica do treinador/professor.

Não vamos escolher uma modalidade em prol de outra, apenas aconselhamos que a criança deva exprimentar e não ter problema em afirmar, se gosta ou não, da modalidade X ou Y.

Esta decisão deve ser ponderada em família e assumida por todos em função de uma prática regular e da permanência da criança na modalidade pelo menos durante a época desportiva.

A criança ao escolher uma modalidade está a comprometer-se, sendo importante que a família assuma e apoie esta decisão.  

Apoie a criança na modalidade escolhida

No final da época caso a criança se sinta feliz e motivada na modalidade, os pais deverão apoiá-la na sua continuidade. Caso a criança já não queira continuar, os pais devem procurar saber qual o motivo apenas para compreender a decisão da criança.

De seguida, a família deve procurar outra modalidade que vá ao encontro dos gostos da criança.
Consideramos muito importante que as crianças pratiquem uma modalidade desportiva durante a infância e juventude para um desenvolvimento físico e motor harmonioso.

Deveremos também ter a consciência de que uma modalidade desportiva não substitui o tempo para brincar livremente e que deveremos estimular e criar condições para que esse tempo possa existir na vida da criança.

A APDF – Associação Portuguesa de Desporto em Família defende que o princípio pedagógico “Brincar a Aprender, Aprender a Brincar”, é a melhor forma das crianças evoluírem como seres humanos.    

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?