Personal Trainer ou Family Trainer? Porque não juntar toda a família ao seu treino?
Sendo Personal Trainer há muitos anos, houve um motivo que me fez desistir dos treinos comuns, pois durante vários anos, as minhas sessões de treino não estavam preparadas para envolver e acolher toda a família.
Nessa altura não estavam nem tinham que estar, pois o conceito de Personal Trainer ou treinador pessoal é esse mesmo, o do treino individual.
Partindo de um diagnóstico físico que fazia aos meus alunos, elaborávamos um plano de treino personalizado para cada aluno em particular e aplicávamos o plano em sessões de treino, tendo como finalidade atingir os objetivos específicos que cada aluno tinha.
Na minha mente e sendo eu professor de Educação Física antes de ser um Personal Trainer, esta prática não satisfazia na totalidade as necessidades dos meus alunos, visto receber muitas queixas da falta de tempo que tinham para estar em família e do elevado tempo despendido por cada um dos membros da família em atividades desportivas.
Sentia que o momento da prática desportiva desunia as famílias. Quanto mais pensava nisso, mais me incomodava, pelo que comecei a pensar numa solução, algo que unisse a família em tempo de treino e que aumentasse o tempo de atividade física e brincadeira junto dos mais novos.
Family Trainer
Foi assim que surgiu este conceito na APDF – Associação Portuguesa de Desporto em Família, através da criação da figura do Family Trainer, que faz exatamente o mesmo trabalho do PT comum, tendo por base a presença das crianças durante o treino.
É sem dúvida um modo diferente de fazer desporto, pois o nosso desporto parte do “Brincar” e depois sim se transforma em carga física, número de repitições, intensidade, etc…., dependendo do objectivo de treino de cada pai / mãe.
Não estamos a criar um conceito, estamos a fomentar um modo de vida, onde colocamos o tempo passado em família como prioridade máxima, sendo o nosso lema “Não passe tempo em Família, Viva tempo em Família”.