Reconhecer os sintomas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e agir prontamente pode fazer toda a diferença
AVC o que é?
Um AVC resulta da lesão das células cerebrais que morrem ou deixam de funcionar normalmente, pela ausência de oxigénio e de nutrientes. Pode ocorrer de duas maneiras, na sequência de um bloqueio do fluxo de sangue (AVC isquémico) ou porque são inundadas pelo sangue a partir de uma artéria que se rompe (AVC hemorrágico).
AVC Isquémico
A grande maioria dos AVC que ocorrem são isquémicos, cerca de 4/5. É fundamental agir com prontidão assim que se verificam os sintomas, isto porque, as células do cérebro morrem pouco tempo depois da ocorrência do AVC. Contudo, estas podem durar algumas horas se o fluxo de sangue não estiver completamente interrompido. Por essa razão, é fundamental agir rapidamente de modo a minimizar as lesões cerebrais causadas por um AVC.
Para podermos perceber melhor a importância deste quadro clínico, é importante referir que, por ano, 15 milhões de pessoas no mundo sofrem um AVC e, dessas, 6 milhões não sobrevivem.
De acordo com a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, Portugal é, na Europa Ocidental, o país com a mais elevada taxa de mortalidade, sobretudo na população com menos de 65 anos de idade, razão mais do que suficiente para estarmos muito atentos aos sintomas deste enorme problema.
AVC Sintomas
Estes sintomas surgem de um modo quase imediato.
De um modo geral, é simples reconhecer um AVC recorrendo à regra dos 5 F’s. Estes sintomas podem surgir de forma isolada ou em combinação:
Face: a face pode ficar assimétrica de uma forma súbita, parecendo um “canto da boca” ou uma das pálpebras estarem descaídos. Estes sinais poderão ser melhor percebidos se a pessoa afetada tentar sorrir.
Força: é comum um braço ou uma perna perderem subitamente a força ou ocorrer uma súbita falta de equilíbrio.
Fala: a fala pode parecer estranha ou incompreensível e o discurso não fazer sentido. Com frequência, a pessoa parece não compreender o que se lhe diz.
Falta de visão súbita: a perda súbita de visão, de um ou de ambos os olhos, é um sintoma frequente num AVC, bem como a visão dupla.
Forte dor de cabeça: igualmente, é importante valorizar uma dor de cabeça súbita e muito intensa, diferente do padrão habitual e sem causa aparente.
Prevenção AVC
A prevenção deste problema incinde em questões comportamentais, é importante controlar todas as componentes da nossa saúde, verificando regularmente a pressão arterial e o colesterol, não fumando nem consumindo álcool ou sal em excesso, mantendo uma dieta saudável e praticando exercício físico.
Para a APDF, a prática de exercício físico é sem dúvida um dos factores mais importantes para a promoção de hábitos de vida saudáveis, e se o fizermos em família os ganhos ainda podem ser maiores.
“Não passe tempo em família, Viva tempo em família”