Caminhada Barragem Castelo de Bode Aldeia do Mato

12 Setembro – 9:00H
Preços Especiais Sócios APDF

Crianças até 12 anos Grátis
Preços Especiais para Famílias

Caminhada Barragem Castelo de Bode, Aldeia do Mato

A caminhada inicia-se na lindíssima praia da Aldeia do Mato na Barragem de Castelo de Bode. No inicio da caminhada existirá logo uma subida considerável, que nos levará às vastas áreas de floresta, percorrendo sempre caminho rurais, nesta fase da caminhada a paisagem é sobretudo serrana, podendo avistar-se as várias povoações e lugares que se escondem nestas vastas áreas de floresta.

Caminhada Segura – Regras Específicas DGS

Limpar

Informação adicional

Pack Família

Adulto, Adulto Sócio APDF, Dois Adultos e até três crianças dos 13 aos 17, Dois Adultos e até três crianças dos 13 aos 17 Sócios APDF, Dois Adultos e uma criança dos 13 aos 17, Dois Adultos e uma criança dos 13 aos 17 Sócios APDF

Data

12 de Setembro

Ponto de Encontro - Praia da Aldeia do Mato na Barragem de Castelo de Bode

Hora

08h30

Ponto de Partida/Chegada:

Talude da Barragem de Castelo de Bode

Início

09h00

Final Previsto

13h00

Aspectos Gerais

Inscrição inclui:
Seguro

Guia certificado em percursos pedestres

José Pastoria
José Pastoria

Distância

13,5km aprox.

Dificuldade

Nível 3 – Difícil, devido à altimetria

Desnível

450 ascendente / 450 descendente

Duração

Aprox. 4 a 5 horas

Caminhada Barragem Castelo de Bode

A caminhada inicia-se na lindíssima praia da Aldeia do Mato na Barragem de Castelo de Bode.

No inicio da caminhada existirá logo uma subida considerável, que nos levará às vastas áreas de floresta, percorrendo sempre caminho rurais, nesta fase da caminhada a paisagem é sobretudo serrana, podendo avistar-se as várias povoações e lugares que se escondem nestas vastas áreas de floresta.

A caminhada passará por lugares com nomes que muito provavelmente só os mais velhos saberão, tais como Azinhaga da Almoinha Velha, Estrada do Alquidão, e já em Martinchel a Rua da Fonte. A partir deste momento estamos a efectuar o retorno à praia da Aldeia da Mata, ainda nos esperam algumas subidas e descidas, mas nenhuma tão intensa como a primeira. A partir da zona de Vale Manso, onde existe um empreendimento turístico com o mesmo nome, a paisagem oferece-nos uma vista simplesmente magnifíca, é a Barragem de Castelo de Bode no seu explendor.

Poderemos avistar a praia da Aldeia do Monte vista de cima, e toda a sua bela envolvência, onde os desportos naúticos são praticados com muita regularidade. A beleza deste local da Barragem de Castelo de Bode convida a uma paragem e a várias fotografias para mais tarde recordar.

Ao chegar à praia, a vontade de dar um mergulho na água vai por certo ser muita, e nada melhor do que concretizar esse desejo assim que terminarmos. Na praia existe um resaturante que serve refeições e que poderá permitir-lhe passar todo o dia no local, se preferir também existe zona para grelhados com mesas de apoio.

Esta é uma caminhada que visa apresentar uma das regiões mais bonitas de Portugal que muitas vezes não tem a valorização que merece.  

Barragem Castelo de Bode

Caminhar com a Barragem de Castelo de Bode como paisagem de fundo será uma experiência tão magnifica quanto intensa. Magnifica porque a vista que as encostas da Barragem de Castelo de Bode proporcionam são simplesmente deslumbrantes, e intensa porque esta será uma caminhada com uma dificuldade considerável, onde os desníveis existirão e terão de ser ultrapassados. Aceitam o desafio?!

A Barragem de Castelo de Bode foi construída no ano de 1951, tendo demorado 6 anos a ser construída, a sua dimensão justifica o seu tempo de construção. Sendo uma das maiores barragens do nosso país, a sua parede de betão tem cerca de 120 metros de altura e 400 metros de comprimento, tendo um volume total de 430 000 m³ de betão. É gigante e impressiona a primeira vez que a vemos! Este enorme paredão proporciona a criação de uma albufeira com uma área de aproximadamente 32 910 000 m² e um volume de 1 000 000 000 m³. Esta albufeira proporciona o abastecimento de água a toda a região de Lisboa, a produção de energia elétrica, a defesa contra cheias, e o uso para fins recreativos.

Albufeira da barragem de Castelo de Bode

A albufeira da barragem de Castelo de Bode esconde muitas praias fluviais nas suas enseadas, algumas das quais com bandeira azul e com todas as condições para a prática balnear, poderíamos destacar a praia fluvial do Lago Azul, a praia fluvial de Fernandaires, a praia fluvial do Trízio ou a praia fluvial da Zaboeira, mas desta vez escolhemos a praia fluvial da Aldeia do Mato como ponte de partida e chegada na nossa caminhada, e vão dar-nos razão nesta escolha. Venham conhecê-la!

A albufeira da barragem de Castelo de Bode encontra-se rodeada por uma vegetação frondosa onde o pinhal é predominante e é uma albufeira que oferece excelentes condições para a prática de desportos náuticos (nomeadamente de wakeboard, windsurf, vela, remo, jet ski, moto náutica e pesca desportiva – truta, achigã, enguias, lagostim vermelho), ou simplesmente para o lazer em contacto direto com a natureza.

Quem pretender conhecer este belo e grandioso lago em detalhe tem à sua disposição um cruzeiro, que o levará por entre as paisagens deslumbrantes dos recantos desta albufeira, como a Ilha do Lombo, um pedaço de terra onde existe uma estalagem, ideal para passar uns dias em absoluta tranquilidade e descansar da agitação do dia a dia. Um bom livro, é sempre uma excelente companhia para dias passados em contacto com a natureza e no centro da tranquilidade.

Venha conhecer Castelo de Bode, temos a certeza que irão ficar tão encantados quanto nós ficámos!

Precisa de Ajuda?