Ruben Branco músico e professor de Didgeridoo à conversa com José Pastoria

Ruben Brancomúsico e professor de Didgeridoo

Na próxima segunda feira dia 27 de julho iremos estar à conversa com Ruben Branco músico e professor de Didgeridoo.

Hoje vamos falar do instrumento mais antigo do mundo, o Didgeridoo. Quem é meu aluno sabe o que é este instrumento de sopro, mas provavelmente a maior parte de vós não faz a mínima ideia do que se trata, se apenas referirmos o nome. Mas se falarmos na cultura aborígene e no instrumento de sopro que eles tocavam para contar a história do mundo talvez pense: “…sim conheço…”

Este é um instrumento que é esculpido por térmites que comem o interior dos eucaliptos, fazendo com que estes emitam um som fantástico através do sopro, se utilizarmos a técnica correta.

Aulas Didgeridoo, relaxamento e meditação

Ruben Brancomúsico e professor de Didgeridoo

Nas minhas aulas, um dos momentos que os meus alunos mais gostam é o momento do relaxamento e da meditação, que é feito através do som deste instrumento simplesmente mágico. Uma das suas principais características é o facto de ser um instrumento de apenas uma nota musical, fazendo com que os seus sons sejam completamente diferentes de todos os outros instrumentos de sopro, no Didgeridoo exploramos a amplitude da nota musical. Para os aborígenes este instrumento representa a natureza e dele saem os sons de todos os elementos existentes, o som da terra, o som da água, o som do ar e o som do fogo.

Nesta conversa tenho o prazer de estar com Ruben Branco, talvez o músico mais importante deste instrumento, não apenas em Portugal, mas também em toda a europa. Este verdadeiro mestre não explora apenas o som do didgeridoo, ele sente o didgeridoo como um ser ancestral, que emite uma energia fantástica que vai muito para além do som. Eu próprio posso testemunhar essa realidade pois sou um dos seus alunos mais dedicados, deixo-vos as palavras que o Ruben utilizou para se apresentar a si e a este magnifico ser da natureza, o Didgeridoo.

“O meu caminho no Som começou em 2001 com o Didgeridoo".

Ruben Branco
Ruben Branco

Descobrir a cultura Yolŋu do Nordeste da Austrália e tocar Didgeridoo edificou a minha Vida.  Caminhar e fluir com este Ser ancestral faculta-me inspiração para organizar e dinamizar eventos e performances. Sinto que este ancião e mágico instrumento serve muito como catalisador da minha expressão.  O meu trabalho e serviço proporciona vivências vibracionais personalizadas, sessões relaxantes e multi vibracionais em sinergia com a Vibração Acústica e Aromaterapia. Crio didgeridoos e outros instrumentos e facilito aulas em Escola Aberta.

Como cúmplice com a Mãe-Terra, sou músico e explorador de Som. Instrumentos ancestrais e contemporâneos são o veículo para a minha co-criação musical.”

27 de julho José Pastoria à Conversa com Ruben Branco músico e professor de Didgeridoo na página Facebook APDF às 22h00

Conteúdos Artigo

Paleo a treinar

A APDF e a Associação PALEO XXI promovem hábitos de vida saudáveis para todos os portugueses.

Ler Mais »

GAP – O que é?

GAP é uma sigla que significa Glúteos, Abdominais e Pernas. O GAP surgiu nos anos 90, através da ginástica localizada que visa a melhoria da

Ler Mais »

Dia Mundial da 3ª Idade

Vamos comemorar o dia mundial da 3ª idade através da realização de aulas online de exercício físico, e outras atividades

Ler Mais »

Alimentação saudável

Alimentação saudável na infância tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das nossas crianças e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares.

Ler Mais »

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais, faz um convite para que os mais novos conheçam de perto como funciona o mundo rural. A entrada na Quinta Pedagógica dos Olivais é gratuita!

Ler Mais »

Parcerias

Precisa de Ajuda?