As crianças continuam em casa, Socorro!

rianças continuam em casa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Dia 18 maio faz-se o regresso às creches pelo país inteiro, mas a verdade é que a maior parte das crianças continuam em casa e adivinham-se mais uns meses bastante desafiantes.

A tarefa dos pais enquanto animador, professor, cuidador e profissional é um verdadeiro desafio que está longe de terminar.
As crianças precisam de sair de casa com frequência de forma a “queimarem” energia acumulada! Mas quando isso, nem sempre é possível, nós pais temos de nos reinventar!

Aqui ficam algumas sugestões que podem ser feitas em casa com um mínimo de organização e que servem de salvação quando necessitamos de uma solução rápida para o tédio pois as crianças continuam em casa.

Os animais adormecidos

Para este jogo precisa de dois ou mais jogadores (quantos mais jogadores, melhor) e de um espaço no chão desimpedido e limpo.

Todos os jogadores, exceto um (que será o caçador), deitam-se no chão e fingem-se adormecidos. Enquanto isso, o caçador procura algum movimento nos restantes jogadores. Não é permitido tocar nos animais adormecidos, mas o caçador pode tentar fazê-los rir de forma a incentivar algum movimento.

1- Os animais adormecidos

Dica: Se os pais quiserem ter alguns momentos de sossego, participam como animais adormecidos!

Jogar às escondidas

Este é um jogo bem conhecido de todos, dispensa apresentações e não passa de moda. É sempre uma verdadeira alegria jogar às escondidas. No nosso caso e como o mais novo tem apenas 3 anos, é sempre um bom motivo para aprender a contar cada vez mais alguns números!

Jogar às escondidas

Detetive do tabuleiro dos brinquedos

Este jogo pode ser jogado com 2 ou mais participantes. Traga um tabuleiro da cozinha e coloque por cima vários brinquedos pequenos. Este é um jogo que treina o poder de observação e a memória.
Coloque os diversos brinquedos em cima do tabuleiro (quanto mais brinquedos, mais desafiante). Peça a um dos jogadores para observar atentamente o tabuleiro durante 1 minuto. Depois desse tempo, o jogador deverá desviar o olhar, de forma a que possa remover um dos objetos. O objetivo do jogo é que quando o jogador olhe de novo para o tabuleiro tente identificar o brinquedo que foi retirado.

crianças continuam em casa

Dica: Se pretende tornar o jogo mais desafiante, coloque brinquedos muito idênticos.

Quantos queres?

Acredito que bastantes mães se lembrem do “quantos queres?”

Vamos desafiá-los a construírem o seu próprio “Quantos queres?” e de seguida a brincarem com ele.

crianças continuam em casa

Para quem não se recorda aqui fica a explicação em detalhe:

– Posicione o papel quadrado sobre uma superfície e dobre-o ao meio na diagonal, de um canto para o outro para criar uma linha de dobra e repita de forma a criar uma dobra em X;

– Pegue num dos quatro cantos e dobre-os em direção ao centro do X e repita até que cada um deles esteja no centro do X de modo a ter criado um quadrado mais pequeno;

– Vire o papel e dobre cada um dos quatro cantos até ao centro para criar, novamente, um quadrado mais pequeno;

– Agora dobre e desdobre o quadrado ao meio nos dois sentidos.

– Abra o fundo do seu “quantos queres” e puxe as abas de forma a poder colocar os dedos.

– Escolha 8 cores para pintar em cada uma das abas e associe a cada uma das cores um exercício físico simples. – Exemplo – Azul – 3 voltas à sala; Amarelo – Saltar ao pé coxinho; Vermelho – Saltar a pés juntos; Verde – bater com a bola no chão 5 vezes, etc…

Depois é só jogar e ver qual o exercício físico que calha a cada jogador!

Corrida de balões indoor

Para este jogo são necessários 2 jogadores. Vão meter os irmãos a brincar entre si.

Liberte um espaço da sala e guarde, temporariamente, objetos que se possam partir. Encha 2 balões (um para cada jogador) e o objetivo é chegar primeiro ao outro lado da sala, com o seu balão, mas sem lhe tocar. Sugira aos mais novos que agitem os braços para criarem uma pequena brisa, ou soprem para o balão avançar ao longo da sala. Não é permitido usarem as mãos.

crianças continuam em casa

Gostaram das ideias para entreter os mais novos? Partilhem connosco as vossas ideias. Como têm ocupado o tempo com os vossos filhos? Precisamos das vossas ideias para nos ajudar nos dias mais desafiantes pois as crianças continuam em casa

Divirtam-se em família.

Conteúdos Artigo

Parcerias

Precisa de Ajuda?